Nos aproximamos de mais um 1º de maio e devemos lembrar que esta data, para além do feriado, para além das comemorações, é um dia para celebrar os mártires que, em 1886, tombaram nas ruas de Chicago. Tombaram lutando por melhores salários, por melhores condições de vida e de trabalho. Tombaram por não se conformarem com aquilo que o Capital lhes reservou. Por isso, este dia deve ser celebrado, mas não como um dia de festas e sim, de memória, um dia de mobilização, de luta de cada trabalhadora e trabalhador, de cada mulher e homem que precisa vender sua força de trabalho para sobreviver, para realizar seus sonhos e cuidar de sua família.
Aqui, nós técnicas e técnicos, servidoras e servidores públicos nos enquadramos nesta parte da imensa da classe trabalhadora: a que sente mais forte o arrocho e as crises que o próprio capitalismo em sua sede por mais lucros gera. Neste momento, precisamos lutar. Queremos a reposição salarial depois de tanto tempo sem receber um mínimo reajuste e ver nossos salários corroídos pela inflação. Queremos reformular nossa carreira, neste momento em que as mudanças do mundo do trabalho já se fazem sentir com força em muitos dos cargos que existem em nossa carreira. Queremos deixar de ser a categoria menos remunerada entre todas as do executivo e não conseguiremos mudar essa situação sem lutas.
Para isso, precisamos construir a unidade com os trabalhadores de todos o serviço público. Com as trabalhadoras e trabalhadores da iniciativa privada; com aquelas e aqueles que trabalham no campo e nas cidades. Isso envolve nossa participação no 1º de maio. O SINTUFCE convoca a todas e todos os TAE, da UFC, UFCA e UNILAB, em Fortaleza e no Interior a virem somar-se aos camaradas dos movimentos sociais, das centrais sindicais e de outros sindicatos para ir às ruas, empunhar nossas bandeiras e mostrar a combatividade da classe trabalhadora. Este é o momento para dar mais um passo na busca de nossas reivindicações!
SINTFUFCE, o sindicato de todas as caras, de todas as cores e de todas as lutas!
Diretoria Colegiada do Sintufce
1º de Maio Unificado – 2023
15h – Cruzamento das av. Leste Oeste e Dr. Theberge (Pirambu)