A diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), representada pela coordenadora Geral Keila Camelo e pelo coordenador de Campi, Wagner Pires, participou, nesta quinta-feira, 13, da solenidade que marcou a aula inaugural da nova turma do POLEDUC, Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Durante a aula inaugural, a diretora do Sintufce, Keila Camelo, enfatizou a importância do POLEDUC para o incentivo à qualificação do crescimento profissional do servidor técnico-administrativo, para o qual a entidade disponibiliza um curso preparatório gratuito de reconhecida qualidade para o processo seletivo, tendo em vista que quatro dos 16 aprovados para a turma atual do mestrado profissional vieram do preparatório realizado pela entidade.
“tivemos uma grande conquista com o PCCTAE que permite, a partir da graduação, mestrado ou doutorado, melhorar não apenas nossos conhecimentos, mas também nosso salário e a nossa carreira, mas o mais importante é ver nossos técnico-administrativos evoluindo e participando do conhecimento científico, pois nós temos muito a contribuir dentro da universidade, inclusive, tornando-nos aptos a atuar ativamente na gestão dessa instituição”, disse a diretora, referindo-se ao exemplo da colega Telma Araújo, egressa do POLEDUC e atualmente pró-reitora Adjunta de Gestão de Pessoas da UFC.
Na oportunidade, Telma Araújo parabenizou os alunos aprovados e relembrou a importância que o POLEDUC teve em sua formação acadêmica e a relevante contribuição que esse mestrado traz para o crescimento pessoal e profissional do servidor técnico-administrativo que tem a chance de vivenciar essa experiência. “Nesse momento passa um filme em minha memória, como egressa do programa, sei bem o que representa nas vidas de todos vocês estarem hoje aqui. Estamos a saborear a transformação que este programa busca implementar em nossas vidas, transmutando nossa ordinária existência em extraordinária”, relatou a pró-reitora Adjunta da PROGEP, que também aproveitou para ressaltar a gratidão à diretoria do Sintufce em reconhecimento à importante parceria em todas as ações institucionais que convergem para a valorização dos servidores da UFC.
O professor Wagner Bandeira Andriola, coordenador do POLEDUC, também reconheceu a importância de manter essa proximidade entre o mestrado, que tem uma visão primordialmente acadêmica, e o nosso servidor técnico. Estamos aqui para atender demandas e uma delas vem justamente do Sintufce, que tem lutado pela oferta de mais oportunidades de formação dos servidores técnico-administrativos da universidade e é nosso papel atender a essas necessidades”, frisou Andriola.
SOBRE O POLEDUC
O POLEDUC desde sua criação em 2005, tornou-se o principal protagonista entre os programas de formação acadêmica ofertados aos servidores da UFC. Atualmente, são 585 servidores técnico-administrativos mestres, produzindo e disseminando novos conhecimentos nas mais variadas unidades da instituição, contribuindo de forma eficiente e eficaz para a inovação dos processos decisórios da UFC. Diante desse quadro, podemos afirmar que 80% desses profissionais qualificados são oriundos do programa POLEDUC.