O MEC neste governo tem se caracterizado por se adiantar a todos os ataques. Impede a participação em eventos científicos, realiza os mais profundos e fortes “contingenciamentos”. O ministro da educação, totalmente alinhado ao “bolsonarismo” e ao “olavismo”, ataca a ciência, as universidades e a todos que se dedicam ao fazer científico no Brasil e, pasmem, não damos uma resposta à altura.
Muitos, diante dos erros e falhas no Enem e no SISU, acreditaram que Weintraub estava com os dias contados no MEC. Ledo engano! Cada atuação pífia, cada fala destrambelhada, é parte do projeto que visa a destruir as universidades.
Agora, o MEC mais uma vez protagoniza o descalabro, aplicando uma medida de mesmo teor das que constam da PEC 186/2019, a chamada PEC emergencial, antes mesmo da aprovação desta. Urge reagir! Algumas universidades e IF’s já aplicam o ofício, sem discussão alguma com a comunidade. Nesses tempos, a autonomia da universidade foi para o espaço. Nós, Técnico-administrativos em Educação, junto com docentes e discentes, precisamos defender nossa Universidade. Essa tarefa passa pela defesa das carreiras, que foram conquistadas com muita luta.
Aguardamos o posicionamento das gestões da UFC, da UFCA e da UNILAB. A assessoria jurídica do SINTUFCE já foi acionada e aguardamos o parecer sobre mais esse ataque para que, brevemente, possamos compartilhar com toda a categoria.
Independente disso, convocamos toda a categoria para a luta e fazemos o chamado de todos os servidores para, junto conosco, tomar as ruas, no Dia 18/03, somando-nos a todo o serviço público para parar o Brasil contra a PEC 186, contra a Reforma administrativa e em defesa das carreiras e das universidades!
E repetimos aqui, mais uma vez, o chamado a unidade de toda a classe trabalhadora, para derrotar este governo! Exigimos das Centrais Sindicais a convocação de uma Grande Greve Geral de todos os trabalhadores, do campo e das cidades, públicos e privados, uma greve que pare o país, pois é na luta que vamos derrotar Bolsonaro, Paulo Guedes, Weintraub e sua corja!
Que o dia 18/03, greve geral dos Servidores Públicos, Greve Geral da Educação possa ser o Ensaio Geral desta Grande Greve! Em breve, o SINTUFCE estará convocando assembleias em suas bases na UFC, UFCA e UNILAB, para deliberar sobre o dia 18/03!
Diretoria Colegiada do SINTUFCE
Gestão Lute