A direção do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) emitiram uma Moção de Apoio à participação de servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce). Na nota, os professores criticam a Comissão Eleitoral que está embargando a participação de servidores da UFCA nas eleições do Sindicato sob a argumentação de que a universidade foi criada posteriormente à última atualização do Estatuto do Sintufce, apesar de compor eles fazerem parte do sindicato desde que a instituição de educação foi fundada.
Leia a nota na íntegra:
A ADUFC-Sindicato presta solidariedade aos/às servidores/as técnico-administrativos/as da Universidade Federal do Cariri (UFCA), que estão sendo excluídos do processo eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (Sintufce). Isso porque a Comissão Eleitoral não reconhece o vínculo entre as duas entidades, uma vez que a UFCA foi criada em 2013, a partir do Campus Cariri da UFC, posterior ao ano de atualização do Estatuto do Sintufce.
Causa estranheza à ADUFC essa manobra para não reconhecer a legitimidade da UFCA, uma vez que os técnico-administrativos da referida universidade sempre foram vinculados, desde o desmembramento da UFC, ao Sintufce, inclusive tendo o direito de votar e serem votados nas eleições sindicais. Por deliberação de Assembleia Geral da categoria no último dia 14 de março, a ADUFC solicita que a Comissão Eleitoral reveja a decisão e, em respeito à democracia e lisura do processo eleitoral, assegure a participação dos filiados e filiadas da UFCA no pleito, como ocorreu em todas as últimas eleições do sindicato.
Fortaleza, 15 de março de 2022
Assembleia Geral da ADUFC-Sindicato
Com informações da ADUFC