Um marco na humanização do atendimento. Antes mesmo das políticas públicas propostas pela Constituição Federal de 1988, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) criou, no dia 7 de abril de 1987, o Ambulatório de Adolescentes. Nestes 35 anos de atuação e promoção da saúde de crianças e adolescentes, o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce – Gestão Lute) saúda e agradece a todos os profissionais que se dedicaram na criação, implementação e manutenção desta importante ferramenta de promoção da saúde.
No nome das diretoras do Sintufce, Cássia Araújo e Mazé Botelho, que fazem parte da equipe multiprofissional que atende no Ambulatório de Adolescentes, o Sintufce enaltece este equipamento, pioneiro especializado no segmento jovem feminino do País. Ao longo desses 35 anos, já atendeu mais de 50.500 pacientes, além de ter realizado 37.470 partos em meninas de 10 a 19 anos.
Atualmente, o ambulatório é referência em orientação para planejamento sexual e reprodutivo, com oferta de métodos contraceptivos como DIU, Implanon (implante anticoncepcional), injetáveis e orais, além de acompanhar as adolescentes na área da sexualidade e em situações de violência.
Saiba mais
A adolescente que desejar ser atendida na MEAC precisa buscar um posto de saúde para ser encaminhada à maternidade. O ambulatório funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.
(Com informações da UFC)