SINTUFCE apoia 11o Brincar na UFC: Um Direito de Todos

O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará apoiou as ações em alusão ao Dia Mundial do Brincar, realizado anualmente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste ano, as atividades aconteceram simultaneamente na Faculdade de Educação, no Benfica, e na Casa José de Alencar.

O sábado (28) chuvoso não atrapalhou o dia festivo. Mais de 2500 pessoas participaram do 11º Brincar na UFC: um direito de todos. O objetivo da ação é propor discussões e reflexões sobre o brincar e a infância. O evento contou com 22 atrações gratuitas para crianças e reuniu toda a comunidade, técnico-administrativos, docentes e estudantes.

O professor Marcos Teodorico, um dos organizadores do evento, destacou a parceria e o apoio do SINTUFCE. “Esta ajuda é fundamental, em especial em eventos desta magnitude. O apoio da Gestão Lute é sempre de grande relevância pois estas atividades são impactantes na vida das crianças, das famílias, da população e na garantia de seus direitos. Nossa ação busca a inclusão intergeracional e plural”, defende.

A programação contou com atividades relacionadas ao brincar, como: jogos e brincadeiras motrizes, pintura de rosto, espaços para boardgames e jogos tradicionais, brinquedos infláveis, show musical, teatro infantil, ateliês lúdicos, piqueniques e contação de histórias, exposições, feirinhas de artesanato e serviços de saúde.

Saiba mais

O Brincar na UFC: um direito de todos ocorre em alusão ao Dia Internacional do Brincar, evento criado em 1999 pela Associação Internacional de Brinquedotecas (International Toy Library Association). É comemorado no mês de maio em diferentes países do mundo, inclusive no Brasil. O brincar é um direito básico da criança segundo os objetivos da Declaração Universal dos Direitos da Criança, documento elaborado em 1959 e aprovado pelas Organização das Nações Unidas (ONU).

 

{gallery}11o Dia do Brincar:::0:0{/gallery}

 

(Com informações da UFC)