O SINTUFCE repudia de forma veemente o mais novo ataque de Bolsonaro às universidades. A eleição ainda não acabou e Bolsonaro corta todo o orçamento das universidades deste ano. Não bastasse o menor orçamento desde 2014 para as Instituições de Ensino Superior, não bastasse o já tradicional corte Bolsonarista do orçamento, chamado eufemisticamente de contingenciamento, agora a rapina veio na cara dura. O governo limpou o caixa das universidades.
Gastando mundos e fundos para o segundo turno, Bolsonaro passou a conta para a Educação e para outras políticas sociais. Um absurdo que nossas universidades paguem a aliança do Bolsonarismo com o centrão!
Em nota, a UFCA informou que mais de 900 mil reais foram retirados da Universidade. Na UFC, em um silêncio cumplice, o interventor cumpre seu papel retirando o orçamento dos auxílios, necessários à permanência de boa parte dos estudantes em situação de vulnerabilidade da UFC, e para manter o funcionamento do Restaurante Universitário (RU). Um descalabro sem limites que a universidade tem que escolher entre auxílios e RU.
Apenas um governo criminoso poderia fazer tal coisa. A UNILAB também precisa se manifestar. A comunidade acadêmica das três universidades precisa conhecer a profundidade desse ataque e, em peso, defender a universidade pública.
Com atividades ameaçadas, as universidades deveriam todas denunciar a política de descaso, de um governo que acusa a esquerda de querer fechar igrejas, uma mentira sem pé e nem cabeça, como tantas outras que vomita a extrema direita, quando na verdade, Bolsonaro age para fechar as universidades.
O cotidiano das Universidades no governo Bolsonaro é de arrocho, com os cortes constantes e a diminuição do orçamento e dos concursos para professores e técnicos. Sem falar das falas depreciativas e mentirosas contra a universidade e os que as constroem.
Já passou da hora de dar fim a este governo. Precisamos estar nas ruas lutando pela nossa Universidade. O SINTUFCE se coloca ao lado da ADUFC e do DCE e os chama para construir atos e manifestações contra mais esse ataque.
Contra os cortes na Educação!
Em defesa da UFC, UFCA e UNILAB!
Fora, Bolsonaro! E leve o interventor da UFC junto!
SINTUFCE DE TODAS AS CARAS, DE TODAS AS CORES E DE TODAS AS LUTAS!