Nossas saudações a todas e todos os companheiros e companheiras!
A Diretoria Colegiada do SINTUFCE vem esclarecer alguns fatos diante da repercussão que uma decisão administrativa está causando junto à base.
Inicialmente esclarecemos que a função do SINTUFCE é ser uma ferramenta de luta da categoria. A conjuntura na qual ainda estamos demanda uma atuação política sintonizada com os demais mecanismo de luta da classe trabalhadora, como a FASUBRA, o FONASEFE e outras federações e centrais sindicais. A vitória de Lula foi fundamental para garantir a interrupção do desmonte das universidades e da nossa carreira mas ainda há muito pelo que lutar! E diante deste cenário precisamos reforçar nossa unidade!
Além disso e considerando a função central do nosso sindicato, algumas decisões administrativas estão sendo tomadas. O sentido dessas decisões segue o princípio de que as ações do SINTUFCE devem atender a toda a sua base: somos um sindicato cujos filiados estão distribuídos em três universidades, sendo duas no interior do estado (UNILAB e UFCA), além dos campi da UFC que se localizam fora de Fortaleza. Essa realidade demanda que repensemos nossas ações, sempre pensando nos impactos.
Infelizmente, diante de tais mudanças necessárias, há pessoas que insistem em atacar e utilizam de deslealdade, chegando a distorcer os fatos.
A diretoria acompanhou as diversas ações que eram realizadas no sindicato e suspendeu algumas delas no início da gestão, a fim de tomar conhecimento de suas dimensões e seus impactos. Uma dessas ações foi o curso de violino.
Ainda assim, entendendo que a continuidade do curso seria importante (mesmo contando com poucos alunos), fizemos uma proposta ao professor que ministrava as aulas: ele deveria fornecer notas fiscais referentes ao serviço prestado. Esta necessidade faz parte das nossas ações de responsabilidade fiscal e financeira, bem como nossa prestação de contas para com a base que nos financia.
Infelizmente o professor nos respondeu “que precisava pensar” e nos surpreendeu pois, ao que parece, insuflou os alunos contra a diretoria, fazendo com que se posicionassem contra a direção (chegando a dizer que o professor deveria cobrar mais pelas aulas!).
Diante do exposto e diante da postura do referido profissional ( que poderia apenas ter dito não à nossa proposta, mas nos levou a pensar que iria considerar e depois realizou esse ato de colocar os alunos contra a diretoria) não será mais possível continuarmos com qualquer tratativa com ele. A postura antiética inviabilizou qualquer negociação e, pelo menos por enquanto, a continuidade das aulas.
Camaradas, o SINTUFCE é um patrimônio de todas e todos! Não podemos ter uma gestão irresponsável dos recursos que nos foram confiados. Essa ferramenta de luta não pode parar!
Em dezembro, o SINTUFCE enviará sua representação completa para a Plenária da FASUBRA, onde serão discutidas as estratégias de luta para o próximo ano. Esta era a discussão que deveria estar sendo realizada em nossa base.
Como dito aqui, tentamos negociar, mas a intransigência de alguns parece esquecer que há milhares de filiadas e filiados precisam ser atendidos e ter um sindicato forte e atento às suas reivindicações!
Entendemos a importância das aulas de violino para os alunos e para a cultura da Universidade mas não podemos nos deixar levar por simpatias pessoais, esquecendo nossa responsabilidade para com todas e todos que constroem o SINTUFCE na UFC, na UFCA e na UNILAB! Vamos em frente!
Gestão LUTE