SINTUFCE parabeniza Casa da Gestante/MEAC pelos seus 6 anos de atividades

A diretoria colegiada do Sintufce, representada pela coordenadora Cássia Araújo, participou, no último dia 04/05, da cerimônia que celebou os seis anos de funcionamento da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC). O espaço, localizado no bairro Rodolfo Teófilo, oferece assistência a mulheres grávidas e aos seus filhos atendidos na Maternidade. O local conta com uma equipe multidisciplinar que garante assistência 24 horas da mãe e de seu filho, com médicos, enfermeiros obstetras e técnicos de enfermagem, recebendo ainda o apoio de outros profissionais da Maternidade, como assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e residentes da Residência Multiprofissional (RESMULTI).

De acordo com a enfermeira Karla de Abreu, coordenadora da CGBP, o espaço funciona como uma residência provisória de cuidados especializados em saúde para as mulheres e bebês acompanhados pela MEAC. “O nosso trabalho preza por uma assistência as mulheres e bebês em que não se resume ao processo saúde-doença com foco no aspecto biológico, mas envolve a escuta ativa, o olhar diferenciado e atento as suas queixas, o entendimento a sua dinâmica social e o seu cuidado com ênfase no bem-estar psicológico”, explica.

O perfil das usuárias atendidas na CGBP é, em sua maioria, de moradoras do Interior ou da Capital que precisam ser atendidas com mais frequência na Maternidade e, por isso, têm de estar temporariamente mais próximas para favorecer o tratamento enquanto ainda não estão aptas a terem alta para suas residências. O local tem capacidade para receber até 15 mulheres e sete recém-nascidos simultaneamente. “Além de toda essa estrutura física e de mãos profissionais para acolher essas mulheres, a Casa da Gestante é um ambiente de uma energia muito boa. A presença de Deus é constante aqui. Tudo flui de forma muito harmoniosa, garantindo o bem estar físico e emocional não só de nós profissionais, mas também para as pacientes”, relatou a enfermeira Flávia Magalhães.

 Nesses 6 anos, já foram atendidas 2.938 mulheres (entre gestantes e puérperas) e 558 recém-nascidos (dados atualizados em março/2023).  “Comemorar os 6 anos de existência desse setor do hospital é muito marcante para toda a equipe porque cada mulher que por aqui passa deixa um pouco de sua história. São histórias de vida que se entrelaçam, amizades que são construídas e relações que se consolidam. Também aproveito essa oportunidade para reforçar o agradecimento ao Sintufce, que esteve junto conosco desde a inauguração, contribuindo significativamente com todos os eventos que realizamos aqui”, enfatizou karla de Abreu.

Com informações da Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH

Casa Gestante 6 anos