Ministro da Educação irá se reunir com Fasubra para discussão sobre reestruturação da carreira dos TAE

O ministro da Educação, Camilo Santana, acatando solicitação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce) e de sua federação, Fasubra, aceitou receber representantes da Federação para abertura das mesas de negociação com o objetivo de discutir, entre outras demandas da categoria, a necessidade de reestruturação da carreira dos técnico-administrativos em educação.  A pauta faz parte das cartas de reinvindicações dos TAE’s da UFC entregues ao ministro e a outras autoridades presentes no evento. “agora, contamos, ainda mais, com toda a nossa base para reforçar essa pressão nas redes sociais do ministro e acompanhar também as redes sociais do Sintufce e da Fasubra para acompanhar o andamento dessas negociações e também cobrar dos ministros que realmente cumpram com essa promessa”, frisou Daniel Farias, diretor da Fasubra, que participou do ato ao lado das diretoras do Sintufce Alrineide Pereira, Carmelita do Nascimento e Ana Maria Dias, todas servidoras do Complexo.

Camilo

Pouco antes de iniciar a solenidade, o ministro Camilo Satana parou para dialogar com representantes do Sintufce

e da Fasubra que solicitaram a reunião com o MEC para discutir a reestruturação da carreira.

O anúncio da reunião, agendada para o dia 28/06, foi feito pelo próprio ministro, na manhã desta segunda-feira, 19, durante solenidade de inauguração de novas instalações no Complexo Universitário da UFC, que somam ao todo R$ 9,4 milhões e contemplam, segundo ele, a assistência, ensino, pesquisa e qualidade de vida dos trabalhadores. As estruturas foram custeadas com recursos do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Na ocasião, Camilo Santana anunciou ainda a liberação de R$ 50 milhões para mais investimentos em obras na área do Complexo Hospitalar. “Além disso discutir um amplo investimento em infraestrutura para melhoras as condições da maternidade e do complexo como um todo. Portando, já está autorizado que uma comissão vá ao MEC e apresente um plano diretor e aproveitem por ter um ministro cearense no ministério da Educação para que possamos investir nessas melhorias tão importantes”, completou o ministro.

Além de Camilo Santana, a solenidade contou com a presença do governador do Estado, Elmano de Freitas, de Arthur Chioro, presidente da Ebserh,  de Carlos Augusto Alencar Junior, superintendente do CH-UFC e do reitor da UFC, prof. Cândido Albuquerque e parlamentares, entre outras autoridades. 

WhatsApp Image 2023 06 19 at 08.59.19

Protesto contra Ebserh 

Durante a solenidade, o Sintufce, ao lado da Fasubra e de servidores do Complexo, empunharam faixas de protesto contra a EBSERH, que tem sido alvo de críticas mais recentes após o sindicato constar, no mês passado, que o sistema Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) registrava servidoras e servidores da MEAC como cedidos à EBSERH. O status de “cedido” causou mal estar e insegurança entre os servidores e servidoras da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, estando estes já constando como cedidos no CNES. “Continuaremos afirmando em alto e bom som que o Complexo Hospitalar deve voltar a ser gerido pela UFC e não por esta empresa que precariza nossa instituição a ponto de realizar alterações cadastrais sem conhecimento dos interessados”, frisou a diretoria do Sintufce após constatar a situação.

 

Veja mais imagens da solenidade com o ministro da Educação no Complexo Hospitalar

{gallery}MEC:::0:0{/gallery}