Servidores TAE aprovam contas do SINTUFCE referentes ao exercício de 2023

Os servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da  Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – aprovaram, na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, as contas do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) referentes ao exercício de 2023.

A aprovação ocorreu durante assembleia híbrida (presencial e remota), realizada no auditório da sede do sindicato, em Fortaleza. A mesa da assembleia foi composta pelo servidor TAE da UFC e membro do Conselho Fiscal, Edvander Pires, além das coordenadoras da pasta de Administração e Finanças da direção colegiada, Cássia Araújo e Alrineide Pereira, também servidoras da UFC.

Durante a atividade, foi apresentado o relatório financeiro referente ao ano de 2023, previamente avaliado e aprovado pelo Conselho Fiscal do sindicato. O conselho é composto por representantes das três universidades: Edvander Pires (UFC), Ana Hérica Brasil Figueiredo (Unilab) e Darlene Azevedo Braúna (UFCA).

As contas foram apresentadas de forma detalhada pela contadora Socorro Cândido, diretora da S&C Contabilidade, empresa responsável pelos processamentos contábeis do sindicato há mais de 20 anos. Em seguida, Darlene leu as considerações do Conelho Fiscal, sugerindo melhorias para fortalecer a eficiência financeira da entidade. Em seguida, foi aberto espaço para questionamentos, que foram respondidos pela mesa. Ao fim da assembleia, as contas foram aprovadas por ampla maioria das pessoas presentes.

Transparência e compromisso com a categoria

Para Cássia Araújo, a assembleia reforça o compromisso do sindicato com a transparência e a democracia:

“A avaliação é positiva porque, novamente, é uma atividade bastante democrática. A aprovação das contas mostra o trabalho sério do nosso Conselho Fiscal, a atuação isenta do escritório de contabilidade, e reforça a crescente transparência das gestões. Isso é fundamental para o fortalecimento da atividade sindical e mostra que estamos no rumo certo.”

Edvander Pires também destacou o processo coletivo de construção da prestação de contas:

“Foi um momento importante de debate e transparência. A diretoria do sindicato foi receptiva às nossas recomendações, e conseguimos entregar à categoria um balanço claro e equilibrado. Agradeço às companheiras do conselho e desejo sucesso ao próximo mandato do colegiado.”

Já Alrineide destacou a participação da categoria e a tranquilidade da assembleia:

“Foi uma assembleia tranquila. Todas as dúvidas foram sanadas e as contas foram aprovadas mais uma vez. Seguimos agora para a próxima prestação dos anos seguintes.”

O coordenador geral do SINTUFCE, Wagner Pires, também avaliou positivamente o momento e destacou o caráter coletivo e estratégico do sindicato:

“O SINTUFCE, para além de ferramenta das lutas da categoria, é também seu grande patrimônio coletivo. Patrimônio nos mais diversos sentidos, uma vez que envolve a cultura, a experiência e a história dos TAE da UFCA, Unilab e UFC. Por isso, devemos sempre garantir uma gestão ética, transparente e responsável, para que nossa entidade continue como referencial político e de gestão para sindicatos de todo o Brasil!”

A direção do SINTUFCE reforça que a prestação de contas é um dever estatutário, mas também um ato político de transparência com a categoria, elemento central na construção de um sindicalismo combativo, democrático e responsável com os recursos da classe trabalhadora.