A Comissão de Atendimento e Prevenção aos Maus Tratos em Crianças e Adolescentes da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), com apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE), realizou, na última sexta-feira (11), ação de divulgação de combate ao abuso sexual na infância e adolescência.
Os profissionais que fazem parte do programa “Superando Barreiras” saíram às ruas para panfletar e informar a população que vítimas de violência sexual devem procurar ajuda. Para a prevenção destes casos a informação é ferramenta importante e estratégica. No panfleto distribuído numa região familiar, mas também conhecida como área de prostituição, foi falado sobre os sinais e sintomas do abuso sexual na infância e adolescência, além de ser feita a divulgação sobre o serviço do Superando Barreiras na MEAC.
Saiba mais
O Superando Barreiras é um programa da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, que acolhe mulheres (crianças, adolescentes e adultas) vítimas de violência sexual que oferece atendimento gratuito e imediato por equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogas e assistentes sociais), sem necessidade de boletim de ocorrência.
O objetivo do programa é de prevenir os desfechos negativos da violência sexual, alertando para a importância de se procurar ajuda nas primeiras 72h, tempo hábil para a profilaxia de Infecções Sexualmente Transmissíveis e gestação indesejada.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, é considerada violência sexual quando há o envolvimento de criança ou adolescente em atividade de cunho sexual não compreendida totalmente, sendo esses incapazes de dar consentimento, ou para a qual não estão preparados devido seu estágio de desenvolvimento.
Fique atento aos sinais
Medo de alguém ou de algum lugar;
Pesadelos ou distúrbios do sono;
Fugas;
Regressão dos estágios de desenvolvimento;
Depressão, ansiedade, fobias, mau desempenho escolar;
Distúrbios alimentares, uso de drogas, prostituição;
Lesões corporais e/ou secreções na vagina ou no ânus;
É uma situação social grave e silenciosa.
Telefones úteis
Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC): (85) 3366.8536
Casa da Mulher Brasileira: (85) 3108-2998 / 3108-2999
Delegacia de Combate à Exploração Sexual da Criança e do Adolescente: 3101-2044 / 3101-2045
Perícia Forense do Ceará: (85) 3101-5049
Plantão do Conselho Tutelar: 3238-1828 / 98970-5479
Denúncia anônima: Disque 100