Na tarde de quarta-feira (7), o Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) promoveu palestra aos servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Sobral.
O advogado do Sintufce, Dr. Clóvis Renato Farias, abordou a temática: ‘Assédio moral e suas consequências no ambiente de trabalho’, caracterizando a exposição do trabalhador à situações humilhantes e constrangedoras. “Constitui-se necessariamente de atividades continuadas, com repetição de atos praticados no ambiente de trabalho. Observam-se práticas que se evidenciam em relações hierárquicas autoritárias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes, dirigidas a um ou mais subordinados, entre colegas e, excepcionalmente, na modalidade ascendente (subordinado x chefe), desestabilizando a relação da vítima”, explicou.
Keila Camelo, coordenadora Geral do Sintufce, destacou a importância de palestras deste nível aos servidores. “O objetivo do sindicato é manter os filiados informados sobre as diversas temáticas, a fim de que possam reconhecer e coibir o assédio moral dentro do serviço público”, declarou.