Uma caravana do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce) participou, em Recife (PE), do Dia Nacional de Paralisação e Lutas contra a reforma da previdência e o pacote anti-servidor do governo federal, dia 14 de setembro, que mobilizou cerca de 700 trabalhadores técnico-administrativos em educação. A concentração do Ato Nacional com caravanas da região nordeste aconteceu na Praça de Boa Viagem.
A manifestação seguiu em marcha pela Avenida Boa Viagem, com trio elétrico, faixas, cartazes e bandeiras, os trabalhadores gritavam palavras de ordem, “pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem fecha com o Temer também fecha com os banqueiros”. “A nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria”. “O poder do povo vai fazer um mundo novo”.
Ao chegar em frente ao apartamento do ministro da Educação, Mendonça Filho, na orla da praia, os trabalhadores realizaram o Ato Nacional. O ministro tem ignorado diversas tentativas dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de estabelecer um diálogo frente às reivindicações da Categoria, desde a mudança de governo. Os trabalhadores queimaram uma mala com dinheiro cenográfico em protesto contra a corrupção e cobraram o ministro, deixando claro que não se calarão diante dos ataques do governo.
A Federação De Sindicatos De Trabalhadores Em Educação Das Universidades Brasileiras (FASUBRA) conclamou a sociedade para se unirem em defesa do patrimônio público, da universidade brasileira, em defesa das conquistas e da carreira dos trabalhadores técnico-administrativos, contra a reforma da previdência e contra a reforma trabalhista, que mesmo após aprovação pode ser revogada. “Não vamos deixar o processo de vendas desse país seguir da forma que está sendo feito, estamos aqui para barrar os ataques ao Brasil, para defender a educação pública”. Os gritos de “Fora Temer” e “Fora Mendonça” finalizaram o ato.
Com informações Assessoria de Comunicação FASUBRA Sindical