Desde 2018, estamos presenciando a ampliação da extrema direita no Brasil. Ela advém com a divulgação cada vez maior do discurso negacionista, anticientífico e repleto de mentiras que acabaram ficando conhecidas como Fake News, por serem repassadas como notícias. Além de enganar os incautos, esse conteúdo, facilmente espalhado por aplicativos de mensagens, carro chefe das empresas “big tech” em sua busca por mais e mais lucros.
Propagando desinformação e discurso de ódio que além de gerar uma polarização na sociedade, levou aos ataques às escolas, que vitimaram crianças, adolescentes e docentes nos últimos meses. Precisamos dar um basta às mentiras e ao método de disseminação dos discursos de ódio e, se for preciso, enfrentar a sanha por lucro das big techs. Então, vamos todas e todos fazer a disputa nas ruas e nas redes!
Por isso, o SINTUFCE apoia o PL 2630, que já está sendo atacado pela extrema direita e por influencers que fizeram muito dinheiro com fake news e sem nenhum compromisso com a ética. Não é censura impedir a veiculação de informações falsas. Não é censura desarticular redes de discurso de ódio! Não é censura evitar tragédias como a do COVID-19, que ceifou milhares de Vida com a ajuda da propagação de discurso negacionista.
Enquanto servidoras e servidores de universidades, devemos estar ao lado de uma comunicação que se faça negando o lucro dos grandes grupos empresariais e permitindo a todas e todos terem direito a informações verdadeiras e que aproximem as pessoas.
Essa prática deve ser repudiada também em nosso movimento sindical, combatendo as
mentiras que buscam dividir nossa categoria!
Todo apoio ao PL 2630!
Contra as fakes news e os discursos de ódio e anticientífico!
SINTUFCE, o sindicato de todas as cores, de todas as caras e de todas às lutas