COMPROVANTE DE VACINA JÁ!

Em meio aos recessos de fim de ano, quando os esforços do governo federal deveriam estar voltados para auxiliar os irmãos baianos afetados pelas fortes chuvas que vitimaram milhares, vemos que, além de cruzar os braços e sair para passear, Bolsonaro deixou a cargo de seu ministro da Educação um ataque pesado às universidades. A proibição da exigência de vacinação é uma medida que coloca em risco as vidas de milhares de membros das comunidades acadêmicas em todo país.

É um absurdo que o Ministério da Educação, para massagear o ego dos negacionistas que apoiam o desgoverno Bolsonaro, agora avance sem freio sobre a autonomia universitária, determinando que as Instituições de Ensino Federais não devem exigir comprovação de vacina quando do retorno das aulas presenciais.

É absurdo que, mesmo diante da eficácia das vacinas, com a redução dos casos e, principalmente, de mortes, ainda existem aqueles que não desejem se vacinar e que se fundamentam no princípio da liberdade para não fazê-lo. Estes se esquecem que o direito coletivo se sobrepõe ao individual em casos como esse, de saúde pública, onde um não vacinado expõe a risco as pessoas que se vacinam. Não é uma questão menor!

Ao não exigir vacinação, as universidades se tornarão focos potenciais para novas variantes, expondo nossos professores, alunos e técnicos ao risco de adoecer e até de morrer, fazendo com que as atividades tenham que ser novamente suspensas. 

Esperamos que a UFC, a UFCA e a UNILAB demonstrem respeito aos docentes, discentes e técnico-administrativos em Educação que compõem as universidades, dentre os quais estão cientistas e pesquisadores, que sabem e recomendam a vacinação como uma política pública que deve ser universalizada, caso se deseje ampliar sua eficácia.

O SINTUFCE, em nome de sua base, exige um posicionamento claro dos gestores das universidades federais cearenses, com deliberação junto à comunidade, defendendo a autonomia universitária de mais esse ataque, reafirmando que as atividades presenciais só podem ser realizadas mediante a comprovação da vacina!

Lutamos pela vacina e exigimos que toda a comunidade recebesse a vacinação completa e, por isso, não podemos deixar essa conquista ser solapada pelos negacionistas. A exigência da comprovação é em respeito à vida de todas e todos e em memória dos que perderam suas vidas antes que a vacina fosse disponibilizada.

Toda a solidariedade aos vitimados pelas enchentes na Bahia!

 

Passaporte da vacina nas universidades, já!

Em defesa da vida e em memória às vítimas do COVID-19, as Universidades não podem aceitar mais esse ataque à autonomia Universitária!

Negacionismo não combina com a UNIVERSIDADE!

Fora Bolsonaro e Mourão!

 

Diretoria Colegiada do SINTUFCE

Gestão Lute