Contra Bolsonaro e seus cortes

Bolsonaro não trabalha desde que perdeu a eleição. No entanto, ele não para de causar estragos. Mais uma vez ele ataca a educação cortando o orçamento das universidades algo que faz desde o início do seu governo. O assédio a estas instituições passa também pelo desrespeito à democracia das mesmas com a nomeação de interventores e ministros da Educação que, sem prova alguma, soltam Fake News, além de expressarem seu desejo de limitar o acesso por meio do desmonte da política de expansão das universidades.

Está na hora das entidades que representam as comunidades acadêmicas em todo Brasil montarem uma agenda unificada em defesa das universidades, a fim de recuperarem-nas das perdas que aconteceram nos quatro anos do regime Bolsonaro, além dos desastrosos anos de Temer, que ao aprovar o Teto de Gastos colocou uma camisa de forças que aperta e sufoca as atividades acadêmicas e administrativas destas instituições.

O SINTUFCE acredita que a ADUFC e os DCE’s devem prosseguir na construção de fóruns de luta em defesa da UFC, UFCA e UNILAB juntamente com técnico-administrativos (TAEs), neste momento em que o governo de extrema-direita se movimenta para deixar atrás de si terra arrasada, inviabilizando o funcionamento delas.

Trabalhadoras e trabalhadores das universidades, bem como os estudantes, devem dar uma resposta contundente a mais esse ataque e estarem na linha de frente contra eles!

SINTUFCE de todas as caras, de todas as cores e de todas as lutas!