Diretoria do Sintufce participa de reunião na PROGEP da UFC

Na manhã de hoje (3), diretores do Sintufce participaram de reunião na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pauta debatida tratava de interesse da categoria, como acúmulo de cargos dos servidores, jornada de trabalho dos técnico-administrativos lotados no curso de Odontologia do Campus de Sobral e compensação de horas do dia 13 de abril.

Em relação aos ofícios de acumulação de cargo, a assessora de Legislação e Normas, Nélida Castro, explicou que a jurisprudência dos Tribunais e o parecer da Procuradoria da UFC consideram o horário de trabalho do cargo para fins de acumulação de cargos, e não a efetivamente acordada com a chefia. A Pró-reitora de Gestão de Pessoas, profª Marilene Feitosa, destacou que o Portal da Transparência da Prefeitura de Fortaleza se comprometeu em corrigir as informações erradas sobre a carga horária de servidores.

Sobre a jornada de trabalho dos técnicos em laboratório/imagenologia do Campus de Sobral, em que a legislação federal determina que técnicos em Radiologia trabalhem 24 horas semanais, Nélida Castro ressaltou que o cargo dos servidores citados não é de técnico em Radiologia, portanto não possuem direito à redução da jornada de trabalho. No entanto, o advogado do Sintufce, Thiago Pinheiro, defendeu que a melhor saída para essa situação será a judicialização.

Marilene Feitosa explicou que a competência de feriados e recessos administrativos cabe ao Reitor da UFC, prof° Henry Campos, e se comprometeu em levar a pendência a ele. 

Empossados recentemente, a nova gestão tem buscado organizar as demandas e atender as solicitações dos servidores filiados.