Dizemos não à intervenção na UNILAB! Eleição para reitor já!

Em Redenção, plantamos um sonho. Um sonho de universidade pública, gratuita, e democrática, voltada para a reparação histórica da dívida que nós, brasileiros temos com os nossos irmãos de língua portuguesa da África e da Ásia. Como se isso não bastasse, a UNILAB encampou ainda a diversidade de gênero em sua missão, ao acolher em seus cursos, em suas pesquisas e em suas atividades extensão os povos indígenas e a comunidade LGBTQ.

A coroação deste projeto democrático seria a eleição de um reitor pela comunidade acadêmica. Um desejo constantemente frustrado pelos interesses pequenos e escusos de alguns que acreditam servir a Universidade ao servir aos seus interesses. Agora, como se não bastasse a falta de eleição, a UNILAB é surpreendida com a nomeação e a posse de um interventor. Um nome obscuro na comunidade, pois pouco se envolveu nas discussões e elaborações relativas à instituição.

Causa espanto que a única característica que parece ter sido ressaltada e levada em conta para a nomeação desse interventor seja sua ligação com a igreja evangélica e seu apoio aos atuais mandatários do país. Para o SINTUFCE, não é problema que um gestor tenha uma fé, seja ela qual for. Convivem em nossas universidades homens e mulheres dos mais diversos credos, que são respeitados e valorizados sob a ótica de que vivemos em um país laico e é esta característica que protege toda e qualquer religião de abusos e perseguições.

O grande problema do interventor na UNILAB são as aparências. O caso aparenta ferir a laicidade do Estado. O professor aparenta esquecer que, dentro da universidade, ele é um servidor público, e não um pastor, afinal, a Reitoria não é um púlpito e a Universidade não é uma igreja!

Assim, denunciamos essa intervenção e cobramos a eleição imediata de forma paritária e democrática do reitor da UNILAB, garantindo que esta importante universidade siga trilhando o caminho que a comunidade acadêmica vem construindo.

ELEIÇÃO PARA REITOR JÁ! EM DEFESA DA UNILAB! CHEGA DE INTERVENÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS CEARENSES!

Diretoria Colegiada do SINTUFCE

Gestão Lute