A diretoria colegiada do Sintufce realizou, na tarde da última quinta-feira, 16, de forma híbrida, a reunião do GT Salário e Carreira com a finalidade de discutir e definir as etapas de estudo e deliberação necessárias para a construção da proposta de reformulação e valorização da carreira que integra a base do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará. O debate, realizado no auditório do Sintufce e transmitido por Google Meet, contou com quase 100 participantes. Entre eles, José Raimundo Soares, coordenador da comissão de implantação e enquadramento do PCCTAE na UFC em 2005, de José Maria Moreira Castro, diretor geral da Fasubra, Leewertton de Souza, servidor técnico do IFPB e colaborador do movimento TAEs na Luta, e Lídia Lima, representando o O Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (SINDSIFCE).
No início da reunião, José Raimundo Soares fez um breve histórico da evolução do plano de carreira dos servidores técnico-administrativos em educação (PCCTAE) e, em seguida, José Maria Moreira Castro expôs os principais desafios discutidos nos debates sobre carreira em âmbito nacional. Um dos pontos mencionados na reunião diz respeito à a proposta de gratificação dos TAE, aspectos de valorização da carreira e a definição de justificativas para negociar a pauta junto ao governo federal. O assunto foi apresentado como contribuição do servidor Leewertton de Souza (IFPB). Outro servidor trouxe como sugestão o pedido de inclusão, nas próximas discussões sobre o tema, das dificuldades enfrentadas pelos servidores técnicos no exercício de sua função.
Outro ponto de destaque da reunião foi trazido, ainda, pelo diretor Geral da Fasubra, José Maria Castro, ao lembrar a urgência em realizar um debate sobre o Plano de Gestão por Desempenho (PGD). Segundo Castro, a Fasubra precisa coletar essas contribuições das entidades de base para, em seguida, compilar todas as informações numa proposta unificada e apresentar ao governo até o dia 13/04, com o objetivo de atualizar e substituir a Instrução Normativa que foi revogada. Sobre esse assunto, o GT irá realizar uma reunião extraordinária virtual já agendada para o dia 22/03 e, a partir do mês que vem, terá reuniões ordinárias quinzenais.
Renato Barbosa, coordenador Geral do Sintufce, lembra que já estão sendo disponibilizados, no site do Sintufce, diversos documentos, incluindo normativos, portarias e resoluções da UFC, UFCA e Unilab para que todos possam estudar e comparar com a minuta base já disponibilizada pela Fasubra e, dessa forma, ter subsídios para elaborar e encaminhar para a Federação as contribuições sobre o tema. Para o diretor, o saldo final da reunião foi o mais positivo possível, pois, segundo ele, permitiu a inclusão de inúmeras visões sobre o assunto. “ Isso contribuiu, de forma muito objetiva, para que possamos visualizar os desafios que enfrentaremos e nos prepararmos para o amplo debate que precisa e deverá ser realizado sobre os avanços necessário para a nossa carreira”, concluiu.
Clique Aqui para assistir na íntegra a reunião do GT Salário e Carreira (16/03/23)