A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) começou a funcionar no dia 04 de maio. O novo espaço de acolhimento tem capacidade para abrigar até 15 mulheres e sete recém-nascidos. A unidade funciona como um anexo da MEAC, com equipe de enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, obstetras, terapeutas ocupacionais, entre outros profissionais.
A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor em exercício da Universidade Federal do Ceará, Prof. Custódio Almeida, e da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Ceará (Sintufce). A CGBP é uma residência provisória de cuidado à gestação de alto risco e puerpério para usuárias e seus recém-nascidos, mas que não necessitam de vigilância constante em ambiente hospitalar.
Segundo a coordenadora da unidade, Carla de Abreu, a nova estrutura permite que os leitos de alto risco da MEAC sejam mais bem utilizados, pois os usuários que não requerem cuidados permanentes de alto risco serão relocados para a CGBP. “Antes, as mães e seus recém-nascidos que precisavam de um maior tempo de internação acabavam ocupando leitos que poderiam estar sendo utilizados por gestantes de alto risco. Agora, elas receberão acolhimento aqui e, dessa forma, podemos desobstruir os leitos da MEAC”, explica a gestora. A unidade fica localizada na Rua Monsenhor Furtado, 1435, Rodolfo Teófilo.
Clique aqui para ver mais fotos da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da MEAC.