Mesa redonda discute desafios para as CIS e PCCTAE nas universidades

WhatsApp_Image_2023-08-23_at_13.14.58.jpeg

Na última terça-feira, 22, o Sintufce promoveu a mesa redonda “Construindo novos tempos para os TAEs: CIS, PCCTAE e as universidades”, com participação de Vânia Gonçalves, da Comissão Nacional de Supervisão de Carreiras (CNSC) e Daniel Farias, da Coordenação Jurídica e Relações de Trabalho da FASUBRA, e tendo como mediadora a diretora Cássia Araújo. Durante o encontro, que foi transmitido pelo Youtube, o grupo discutiu a atual conjuntura do PCCTAE e as Comissões Internas de Supervisão (CIS), fortalecendo as reflexões que já estão sendo cotidianamente encaminhadas no GT carreira. “Nosso intuito é fazer esse alinhamento das expecativas da nossa categoria com as propostas que estão sendo discutidas nos grupos setoriais de carreira, além de construir essa mobilização dos TAEs porque acreditamos que, dessa forma, iremos progredir de maneira mais efetiva”, comentou Daniel Farias, da Fasubra.

Para Vânia Gonçalves, o atual momento exige muita atenção e foco sobre alguns aspectos importantes, que representam risco para a carreira dos TAEs.”Nós temos hoje dentro das instituições federais de ensino uma ampliação enorme da terceirização e mais de 85% dos cargos do nosso PCCTAE já estão extintos ou em extinção ou, ainda, imposssibilitados de contratação, além de vivenciarmos cada vez mais casos de desvio de função, incorporando atribuições que vão além de nossas atribuições e salário”, alertou.

Aproveitando a aproximação das eleições das CIS, a mesa redonda também abordou a importância dessas Comissões, que desempenham um papel fundamental nas instituições federais de ensino ao acompanhar e supervisionar a implantação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Elas são responsáveis por garantir a correta aplicação das diretrizes estabelecidas no plano, bem como assegurar que os servidores técnico-administrativos sejam valorizados e tenham oportunidades de desenvolvimento profissional.

Para quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, a gravação da mesa redonda está disponível no youtube do Sintufce.