A quem interessa a divisão dos trabalhadores? No momento em que aumentam os ataques do governo contra os trabalhadores, nossa categoria enfrenta uma delicada situação: a briga de um grupo pelo aparato sindical desconsidera a tradição de luta dos servidores TAEs da UFC, UFCA e UNILAB.
Mas, vamos aos fatos: nenhum servidor sindicalizado de qualquer universidade federal cearense foi impedido de votar nas últimas eleições do SINTUFCE.
Todas as listas de sindicalizados estavam disponíveis no SINTUFCE e, de acordo com o estatuto do sindicato, a comissão eleitoral é a responsável por providenciar o material necessário para a eleição, o que inclui as listas de votantes. Ainda de acordo com o Estatuto, constatada a ausência da lista de votantes, a comissão deveria solicitar a mesma à direção do sindicato. Não o fez! Não comunicou também às chapas concorrentes. POR QUÊ?
Apesar disso, todos os pensionistas/aposentados que vieram votar tiveram respeitados seu direito ao voto. Mas a chapa 10 (Somos todos Sintufce), durante a apuração, deliberadamente, solicitou que esses votos não fossem contabilizados. Ou seja, quem jogou no lixo o direito de voto dos pensionistas e aposentados foi a chapa 10.
Derrotados nas urnas, agora os companheiros do Somos Todos Sintufce, ignorando a vontade dos sindicalizados, compõe uma fábula, segundo a qual o SINTUFCE está sem direção. Nada mais falso! A diretoria eleita, respaldada pelo voto e por uma assembléia legítima, já está conduzindo as lutas, a começar pela Greve Geral de 28 de Abril, onde o SINTUFCE e sua aguerrida base estiveram nas ruas contra o governo golpista!
De acordo com a ata elaborada pela Comissão Eleitoral, a CHAPA 30 – LUTE venceu as eleições. Veja o teor do documento:
Em relação à Assembleia Geral Extraordinária Emergencial, convocada para o dia 07 de Abril de 2017 (sexta-feira), na Faculdade de Medicina – Sala C, a Diretoria Colegiada do Sintufce enviou ofício à Comissão Eleitoral, no dia 28 de março de 2017, comunicando-os desta referida assembleia que reapreciou as contas do Sintufce de 2016. Portanto, dentro do prazo em que ainda se encontrava na DIREÇÃO da instituição. Também, vale ressaltar, esta assembleia legitimou a eleição do Sintufce, ocorrida no dia 30 de março de 2017, que teve a chapa 30 – LUTE como vencedora.
Mesmo dentro de todos os prazos e, ainda que, a CHAPA 10 – Somos Todos Sintufce esteja disseminando que a Assembleia Geral Extraordinária Emergencial (07/04/2017) não tenha validade, destaca-se o art. 532 do Decreto Lei n° 5.452/43, que respalda e legitima a convocação e realização desta assembleia.
A Diretoria Colegiada do Sintufce é de todos os servidores da UFC, UFCA e UNILAB. Respeitamos todos os votos e chamamos a todos, independente da chapa em que votou, a construir as lutas para derrotar o projeto nefasto do governo!!!
Não se deixe enganar! Não participe de atos sem validade. A assembleia que está sendo convocada pelos derrotados nas urnas está em desacordo com o estatuto, portanto é ILEGAL! É só mais um golpe para confundir a categoria e tentar desestabilizar a legítima diretoria.
O SINTUFCE não pode se perder em brigas sem sentido. Nosso sindicato merece mais! Ele tem que estar à frente das lutas e, por isso, por mais que sejamos atacados estaremos sempre dizendo aos servidores: LUTE!
SINTUFCE tem direção, sim! Não ao Golpe!!!!
Diretoria Colegiada do Sintufce