Nota de apoio à ADUFC-Sindicato

O SINTUFCE vem por meio desta nota reafirmar seu apoio e manifestar sua solidariedade à ADUFC-Sindicato diante do ataque sofrido por esta entidade da parte da gestão superior da UFC. Após denúncias da ADUFC-Sindicato em relação às posturas negacionistas do Comitê de enfrentamento à COVID da UFC que, além de estarem registradas em ata, como apurou a ADUFC, são realizadas às claras, como o SINTUFCE tem constatado rotineiramente ao visitar os locais de trabalho e verificar a falta de máscaras, álcool, entre outros itens essenciais para uso durante a pandemia.

Além disso, a forma como foram conduzidas as discussões sobre o retorno das atividades presenciais dos TAE demonstra que predomina, por parte da Gestão Superior, uma postura que minimiza os efeitos da pandemia. Dito isto, cabe mencionar que a nota utilizada pela Gestão Superior para responder à ADUFC é inaceitável por parte da Comunidade Acadêmica, em diversos pontos. Primeiro, a defesa que faz do Comitê é colocada de forma vazia e sem apresentar contraponto ao que já havia sido levantado pela ADUFC. Depois, na tentativa de desqualificar a entidade enquanto representante dos docentes da UFC. Não podemos nos esquecer que o interventor simplesmente abandonou a ANDIFES e criou outra entidade por não estar afeito à democracia, desejando sempre que, em todos os espaços, seus interlocutores estejam de acordo com suas ideias, ou a falta delas.

Lançar agora, mesmo que sugestivamente, em sua nota que a diretoria eleita da ADUFC-Sindicato não representa seus associados é um atentado à democracia sindical, que se soma ao atentado à democracia universitária, realizado quando o interventor se apoderou da Reitoria.

Segue ainda o folhetim do interventor, à guisa de resposta, buscando caçar o legítimo direito à representação política, direito este constitucional, que os esbirros autoritários de quem quer que seja não poderão impedir a docentes, técnicos e estudantes de exercer. Pior, falam sobre aparelhamento, pelo fato de que uma diretora da ADUFC é esposa de um parlamentar do PSOL!

Repudiamos essa conceção machista de que uma companheira, professora, lutadora, seja apenas a sombra da atividade do marido. Exigimos a retratação imediata dessa nota! Aparelhamento existe no governo que tem procurado destruir a educação, que tem perseguido a educação superior e que colocou no cargo o interventor, a despeito, isso sim, da vontade da comunidade acadêmica!

Se a diretoria da ADUFC-Sindicato, do SINTUFCE  ou de qualquer outro sindicato for composta por membros da diretoria executiva de qualquer agremiação partidária, tendo esta passado pelo crivo das urnas e eleita pela categoria, tem total legitimidade para seguir na defesa, não apenas dos seus representados, mas de toda a categoria e de toda a universidade! Entretanto, pode ser difícil para quem perdeu uma eleição e somente graças a uma intervenção ocupa a gestão da universidade, entender do que estamos aqui falando: DEMOCRACIA!

A pluralidade de ideias da universidade não pode suportar uma visão autoritária, que desconsidera e desqualifica àqueles que simplesmente não se curvam ao mandonismo! Este ataque aos sindicatos não pode ter lugar em nossa universidade!

Os sindicatos tiveram origem na luta contra os baixos salários e as péssimas condições de vida e de trabalho da classe trabalhadora e desde sempre apoiaram as lutas que se faziam na sociedade pelos direitos das mulheres, das negras e negros, dos LGBTQIA+, enfim de todas as oprimidas e oprimidos. Neste momento em que o governo Bolsonaro traz às brasileiras e brasileiros, fome, desemprego, doença e morte, ao mesmo tempo em que assola as universidades, o dever dos sindicatos é dizer NÃO!

Portanto, as denúncias da ADUFC-Sindicato, mais que necessárias, são parte sim do escopo de funções de um sindicato que zela por sua categoria e por sua universidade e que, por isso, não pode se calar!

Companheiras e companheiros da ADUFC, podem contar com o SINTUFCE! Marcharemos juntos, unidos, contra as tentativas de ataque ao movimento sindical da UFC, partam estas de onde partirem! Ninguém solta a mão de ninguém!

Em defesa da ADUFC! Pela democracia no movimento sindical e estudantil da UFC!

Total repúdio aos ataques contra a ADUFC e sua diretoria!

Diretoria Colegiada do SINTUFCE

Gestão Lute