A vitória eleitoral de Lula foi uma vitória de todas e todos os que lutam por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. E nossa categoria, mais do que qualquer outra, sabe dos terríveis efeitos da extrema direita no poder para a universidade. Por isso, saudamos sua eleição e, junto com todas as lutadoras e lutadores, estaremos desde o primeiro momento nos colocando ao lado dele. Não apenas para defender o governo das investidas golpistas, mas também para combater os inimigos da educação e do serviço público e aqueles que disputam os rumos do governo por um projeto que sabemos não ser o nosso. Lula deve governar com as trabalhadoras e trabalhadores!
Dito isto, a Diretoria Colegiada do SINTUFCE vem esclarecer para toda a base do sindicato, na UFC, em Fortaleza e nos Campi do interior, na UFCA e na UNILAB que, em resposta ao encaminhamento da assembleia da base da UFC, realizada no último dia 01 de dezembro (no qual definiu-se a análise da viabilidade financeira do sindicato para envio de integrantes da base para a cerimônia posse do presidente eleito a ser realizada em Brasília) a diretoria informa que não será possível atender à solicitação realizada.
Nesses cinco primeiros meses à frente do sindicato a atual gestão direcionou todos os seus esforços para fortalecer a saúde financeira da entidade após um longo período de pandemia e ataques do governo aos mecanismos de luta e resistência da classe trabalhadora. Para isso, meses de planejamento e ajustes estruturais e políticos foram elaborados e implementados para alcançarmos esse objetivo.
Como resultado, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, conseguimos enviar uma delegação de 7 servidores para participar da Plenária Nacional da FASUBRA, ocorrida em Brasília, com representantes das 3 Universidades Federais no Estado do Ceará. Esse é um tipo de atividade política de grande relevância pois oferece às entidades de base da federação, como o SINTUFCE, a oportunidade de contribuir com o debate sobre a conjuntura política que vivenciamos e a definição das pautas e estratégias que nortearão a luta da categoria para o próximo ano.
Além disso, o planejamento desenvolvido também nos permitirá realizar as tradicionais confraternizações natalinas, as quais configuram-se como atividades culturais tradicionais que geram enorme expectativa por parte dos nossos filiados.
Nesse contexto, a solicitação feita necessita de uma execução financeira em um curtíssimo prazo, sendo este de trinta e um dias após sua apresentação, ou seja, para o dia 01 de janeiro, algo que não estava previsto no planejamento orçamentário do SINTUFCE.
Entendemos também que a diplomação de Lula e Alckmin no dia 12 de dezembro de 2022 representa a oficialização do resultado da eleição presidencial e que a cerimônia do dia 01 de janeiro é apenas uma formalidade política.
Por fim, destacamos que, apesar da vitória da democracia nas urnas, o novo governo que assumirá o poder executivo federal não vai simplesmente acatar nossas reivindicações nas mesas de negociação. A história nos mostra, inclusive, que mesmo quando estava mais à esquerda no espectro político, o já diplomado chefe do poder executivo, em gestões passadas, ceifou muitos direitos do funcionalismo público. Agora, apoiado por uma frente ampla, projeta-se que as conquistas só virão sob muita pressão.
Dessa forma, estaremos em nossos locais de trabalho e a postos em Fortaleza, em Redenção, no Cariri e em todos as regiões onde atua o SINTUFCE, celebrando a vitória da democracia e reivindicando um governo efetivo e alinhado com os interesses dos Técnicos Administrativos em Educação.
É nesse caminho que a gestão LUTE vem se articulando para fortalecer nosso sindicato, mobilizar nossa categoria e somar forças com outras entidades. Só assim será possível encampar todas as lutas, dentro e fora das universidades, para valorização dos Técnicos Administrativos em Educação, para construção de uma Universidade Democrática e em defesa de uma Educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
Escrito e publicado pela Diretoria Colegiada do SINTUFCE