Uma multidão se reuniu na concha acústica da UFC para a posse do professor Custódio como reitor da instituição. Estudantes, servidoras e servidores docentes e técnicos, movimentos sociais, LGBTQIA+, negras e negros, indígenas, quilombolas, parlamentares, lutadoras e lutadores dos sindicatos, enfim , uma pequena amostra da sociedade cearense para a qual a UFC oferta Educação Superior. Ali, na Concha Acústica, camaradas vindos de todo o Ceará, estavam com o coração batendo em um só ritmo: o da esperança em novos tempos para a UFC.
Após a intervenção de Bolsonaro, agora há muito a ser feito na retomada democrática da UFC e o SINTUFCE estará caminhando junto com as técnicas e técnicos, para construir uma universidade mais inclusiva, mais forte, mais próxima das oprimidas e oprimidos. Porque essa universidade não se legitima atendendo às elites, nem se fechando em si mesma. Ela se legitima, pintando-se de povo, como disse Che Guevara ao falar sobre a universidade. Ela se legitima ampliando a democracia universitária, bem como o acesso e a permanência aos seus cursos. Ela se legitima colocando a sua pesquisa pra atender às demandas de toda a sociedade.
A UFC não pode mais ignorar a necessidade de paridade entre as categorias que a compõem, tanto nas eleições para reitor e diretores de unidades acadêmicas, quanto para os seus conselhos. Não pode mais dizer NÃO às técnicas e técnicos em suas demandas por mais capacitação, por mais transparência nas remoções e por mais valorização das suas atividades e carreiras. Faz-se urgente um debate verdadeiramente democrático sobre o PGD e as atividades remotas, bem como ampliar as condições de vida, trabalho e de estudo de todas e todos que constroem a UFC.
São desafios tão diversos quanto diversa é a sociedade que a UFC deve servir. Desejamos que o novo reitor possa enfrentá-los da mesma forma que conduziu sua campanha: junto às professoras e professores, aos estudantes e junto com as técnicas e técnicos administrativos em Educação. Saudamos o professor Custódio e sua equipe de gestão e desejamos sucesso para corresponder às expectativas que toda a UFC tem em relação a sua nova gestão superior. Que possa varrer os resquícios de autoritarismo para longe e, como um belo sol de verão do nosso Ceará, afastar para longe as nuvens que, há pouco, impediam a nossa UFC de seguir brilhando e trilhando seu caminho de excelência compromissada com o povo cearense.
O SINTUFCE se coloca como parceiro da construção dos novos tempos, com lealdade, sim, mas também independente porque o movimento sindical nas universidades precisa defender a Universidade, sim, ao tempo em que propõe a sua transformação. Que a universidade seja conservadora, ao manter as vestes talares, o capelo, a pompa e a cerimônia, mas que seja revolucionária no atendimento das trabalhadoras e trabalhadores, tecendo uma universidade que, seja reconhecida como de todas e todos! Vamos juntos construir a UFC dos nossos sonhos!
SINTUFCE, o sindicato de todas as caras, de todas as cores e de todas as lutas.
Após empossado, o reitor Custódio Almeida deu posse à vice-reitora, Profª Diana Azevedo (Foto: Arlindo Barreto/UFC)