No último dia 18 de outubro, atendendo ao chamado da classe estudantil , a comunidade universitária em todo Brasil foi às ruas. Aliás, todas e todos que defendem a educação foi para as ruas porque urge derrotar Bolsonaro. O futuro da educação e das universidades brasileiras depende da derrota do projeto da extrema-direita.
No debate entre os candidatos, realizado em 16/10, Bolsonaro voltou a atacar as universidades, em seu costumeiro desapego da verdade e demonstrando o ódio que ele e seus cúmplices têm para com a Educação Superior. O dia de lutas realizado dois dias depois foi a resposta necessária aos ataques do bolsonarismo. Mais que isso, mostram e apontam a direção: o caminho das lutas e da mobilização constante contra o projeto obscurantista que ampliou seu espaço no Congresso. A extrema-direita e a bancada oportunista e fisiológica aumentaram. Importantes figuras do bolsonarismo estarão no Congresso para atacar a universidade e os servidores públicos. Por isso, temos que levantar desde já nossas bandeiras para dizer um sonoro e retumbante “não” aos inimigos da educação e do funcionalismo público. Ora, se os inimigos da Educação ocupam o Congresso, cabe a estudantes, docentes e a nós, técnicos, ocupar as ruas!
Além disso, cada um de nós tem uma missão primordial: derrotar Bolsonaro nas urnas neste segundo turno! Dia 30 de outubro, nós que construímos a universidade pública temos que eleger Lula! Assim vamos interromper o desmonte e, nas lutas, vamos conseguir que retornem os Investimentos, os concursos e a democratização das nossas universidades. A UFC, a UFCA e a UNILAB foram atacadas e aviltadas pelo bolsonarismo e seus cúmplices. Gente que nos últimos tempos colocou para fora seus sentimentos mais escusos e mostrou que, mesmo dentro da universidade, ainda há os que flertam com o autoritarismo e o negacionismo. Gente que deseja esconder-se sob uma pretensa técnica para ser intolerante e excludente.
Essa narrativa não pode mais ser aceita para encobrir os inimigos da universidade pública! Vamos varrer Bolsonaro de Brasília e seus cúmplices das universidades! Nenhum voto em Bolsonaro! Eleger Lula no segundo turno! Todo apoio aos lutadores! Em defesa da UFC, da UFCA e da UNILAB!
SINTUFCE DE TODAS AS CARAS, DE TODAS AS CORES E DE TODAS AS LUTAS
Diretoria Colegiada do Sintufce
Gestão Lute