O SINTUFCE parabeniza a direção do IISCA/UFCA e a própria Universidade Federal do Cariri pela criação dos banheiros sem gênero, e repudia de forma veemente as falas preconceituosas que foram proferidas em grupos de discussão da Universidade.
Nosso sindicato sempre esteve ao lado de todas e todos os oprimidos e entende que nossas universidades são espaços não apenas para discutir o avanço das políticas públicas de acesso a direitos e acolhimento dignos à comunidade LBTQIA+, às mulheres, às negras e negros, às pessoas com deficiência, como de efetivação dessas políticas públicas, e, por isso, colocamo-nos à disposição da Comunidade Universitária para apoiar as suas lutas por reconhecimento e direitos.
Neste ponto, abraçamos, como servidores técnico-administrativos em Educação, os resultados de discussões científicas realizadas em nossas universidades que reafirmam uma série de realidades sociais, linguísticas, antropológicas e históricas entre outras, e que as falas preconceituosas, muitas delas revestidas de fraseologia “rebuscada”, não passam apenas de escritas vazias, que tentam diminuir e oprimir.
A liberdade de expressão não é liberdade para proferir discursos de ódio, que visem ferir ou diminuir quaisquer grupos ou camaradas valorosas e valorosos de nossa universidade.
Estaremos sempre a postos contra o preconceito, seja de gênero, de raça ou de classe. E, queremos sim, que todas e todos que constroem a UFCA possam caminhar juntos por mais direitos, por mais inclusão e por mais democracia.
SINTUFCE, o sindicato de todas as caras, de todas as cores e de todas as lutas.
Diretoria Colegiada do Sintufce
FOTO/REPRODUÇÃO : @ufcaoficial