No mês de prevenção contra o câncer de mama, o SINTUFCE homenageia a equipe de Enfermagem do Ambulatório de Mastologia da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac – UFC) pelo acolhimento com as pacientes que passam diariamente pelo setor médico.
A enfermeira assistencial do Ambulatório de Mastologia da Meac, Poliana Rolim, conta sobre o dia a dia no hospital e como atua a equipe multidisciplinar no atendimento a mulheres com alterações mamárias benignas ou malignas, no caso o câncer de mama. Diariamente, ela se depara com histórias emocionantes de superação de grandes mulheres que lutam contra a doença. Seu trabalho, juntamente com as demais servidoras, prioriza o acolhimento desde a chegada da paciente ao serviço, com a apresentação de toda a equipe e orientações da rotina de atendimento.
Ela destaca que “a equipe está sempre preparada para fazer uma escuta qualificada, com checagem de exames e ordenação para apresentação médica, além disso, que a atividade da enfermeira assistencial requer muita atenção e cuidado com a paciente que passa por todo um atendimento individual em consulta de enfermagem pré-operatória, ocorrida após o agendamento de algum procedimento cirúrgico da mama”. Poliana também fala que toda essa atenção é relatada pelas pacientes “como momentos esclarecedores e que muitas dúvidas são sanadas ali, especialmente as da cirurgia e as do pós-operatório”.
Poliana define o serviço público prestado na Maternidade como “algo diferencial e que se sente muito lisonjeada em fazer parte de uma equipe que prioriza a qualidade na assistência e que apesar de alguns obstáculos que surgem no caminho, consegue se manter firme na missão a que se propõe: mulheres que cuidam de outras mulheres”.
O trabalho desenvolvido no Ambulatório de Mastologia da MEAC funciona com parceria com outras categorias do setor, como médicas, fisioterapeutas e psicólogas, todas desenvolvendo um laço de carinho à paciente, trazendo a certeza de que ali a paciente será atendida em suas demandas e que ela não é apenas mais uma mulher com câncer, mas que é única em suas particularidades e que merece muita atenção e cuidado.
O Ambulatório de Mastologia tem suas atividades voltadas também para a pesquisa e recebe diariamente estudiosos da área que buscam constantemente evidências científicas sobre as mais variadas nuances, a fim de prestar sempre um serviço de excelência as mulheres com câncer de mama.
{gallery}or:::0:2{/gallery}