O professor Custódio Almeida, da chapa “UFC Viva e Democrática”, foi o mais votado na eleição do Conselho Universitário (CONSUNI) que definiu, na manhã desta sexta-feira, 28, a lista tríplice para ocupar o cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), no período 2023-2027. Almeida recebeu 29 votos, de 38 possíveis no conselho. A lista agora será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem a prerrogativa de nomear o próximo reitor da UFC. O nome do Prof. Custódio já havia sido o mais votado na consulta realizada junto à comunidade acadêmica, realizada na terça (25) e quarta (26). Tendo ao lado a Prof.ª Diana Cristina Silva de Azevedo como candidata a vice-reitora, Custódio obteve 17.476 votos (14.262 de estudantes, 1.485 de servidores docentes e 1.729 de servidores técnico-administrativos), o que equivale a 83,11% dos votos válidos.
Professor Custódio Almeida com estudantes, docentes e técnicos após a divulgação da lista tríplice para reitor da UFC(foto: Fernanda Barros / O POVO)
Na manhã desta sexta-feira (28), pouco antes da reunião do CONSUNI, estudantes e servidores técnicos, incluindo diretores do Sintufce, concentraram-se no anfiteatro da faculdade de Arquitetura para comemorar o resultado, que confirmou o nome do prof. Custódio como o mais votado na consulta para o processo de escolha que definirá o novo reitorado da Universidade Federal do Ceará. Após a divulgação da lista tríplice pelo CONSUNI, Almeida se disse muito orgulhoso por estar representando a vontade da comunidade acadêmica. “A UFC Viva e democrática já está chegando, batendo nossa porta, enchendo os nossos rostos de sorriso e de alegria. Temos muito trabalho a fazer, mas os coletivos da universidade, assim como a catinga, são fortes e resistentes e estão verdes outra vez e prontos para reconstruir a universidade”, disse o professor logo após a votação do CONSUNI.
Veja como ficou a Lista Tríplice para reitor da UFC (Votos no CONSUNI)
Custódio Almeida: 29
Paulo Roberto leitão de Vasconcelos: 3
Francisco de Assis de Souza filho: 2
Brancos: 3
Nulos: 1
Com informações do Portal da UFC