A proposta de reestruturação da carreira (PCCTAE) e recomposição salarial dos servidores técnico-administrativos em educação das instituições federais de ensino foi a terceira mais votada na plataforma Brasil Participativo e, com pouco mais de 77 mil votos. Com o resultado, a proposta, de autoria do servidor Breno Alves (Universidade Federal do Cariri – UFCA), ficou entre as cinco mais votadas e a primeira colocada no tema educação.
O texto da proposta destaca o papel inquestionável da educação para o desenvolvimento do país e, por isso, perpassa pela valorização urgente dos servidores que atuam nesta área tão sensível ao crescimento de uma nação. “Os servidores TAE que fazem as IFEs possuem a pior remuneração do serviço público federal, sendo necessária uma reestruturação e recomposição salarial (no vencimento ou outro meio) que torne digno o exercício dos TAE e estimule a fixação de profissionais de excelência”.
O PPA Participativo é uma iniciativa do Governo Federal, que está proporcionando a elaboração do Plano Plurianual com participação da sociedade. O PPA define metas, diretrizes e programas do Governo. Em 2023, ele está sendo elaborado com apoio aberto da população por meio da plataforma Brasil Participativo. O PPA deve ser entregue no Senado e na Câmara de Deputados até 31 de agosto de 2023, junto à Lei Orçamentária Anual (LOA).
Pelas redes sociais, o coletivo cearense Taes na Luta agradeceu a todos que acreditaram nessa iniciativa como parte do fortalecimento da luta em defesa do aprimoramento do PCCTAE. “A luta não termina aqui, agora é cobrar o que é nosso, exigindo do governo a valorização de quem trabalha e é co-responsável pela produção e reprodução do conhecimento, através do ensino, pesquisa e extensão nas IFEs. A nossa boa colocação nessa campanha vai nos fortalecer muito nas mesas de negociação com o governo.”
Para o coordenador Geral do Sintufce, Wagner Pires, o resultado mostrou a força da categoria e “o quanto é possível fazer quando se está engajado num objetivo coletivo. “Vamos seguir na luta, pois existe ainda muitas coisas pelas quais nós precisamos batalhar e é nesse espírito de unidade que nós vamos conseguir ainda mais”, disse.