A Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou, na quinta-feira, 16, o resultado da consulta pública informal para os cargos de Reitor/a e Vice-Reitor/a para o quadriênio 2023-2027. Com 1.722 votos, venceram a consulta os professores Silvério de Paiva Freitas Júnior e Ledjane Lima Sobrinho, que formavam a chapa 10. A chapa recebeu 165 votos de docentes, 1.344 de estudantes e 213 de TAEs. A votação, presencial e secreta, em urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ocorreu nos dias 14 e 15, nos campi Juazeiro do Norte, Barbalha, Brejo Santo e Crato. Após a consulta informal à comunidade acadêmica, haverá reunião do Conselho Universitário da UFCA para que seja formada a lista tríplice, enviada à Presidência da República. É o presidente da República que escolhe e nomeia o próximo Reitor ou Reitora, dentre os nomes incluídos na lista. A nova representação tem previsão para assumir a UFCA em junho deste ano.
Em ofício enviado à UFCA, o Sintufce congratulou a universidade pela manifestação de mais esse pleito democrático e parabenizou os dois docentes vitoriosos na consulta. “Ressaltamos que nosso sindicato se coloca ao lado daqueles que lutam pela Universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada e que defendem o serviço público com todas as forças”, frisou a diretoria no documento. “Acreditamos que tal como foi na gestão do professor Ricardo Ness, teremos junto à Gestão Superior da UFCA a mesma postura de cordialidade e entendimento, uma vez que os objetivos do Sintufce se coadunam com os dos senhores: aprimorar a UFCA como lugar de pertencimento dos seus servidores e proporcionar Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura à população do Cariri, por meio da nossa UFCA, com apoio de técnicas e técnicos Administrativos em Educação. Cabe lembrar da assinatura da Carta Compromisso(clique aqui para ler a carta), assinada em assembleia dos nossos técnicos e que deve nortear as ações em relação aos TAE”, finaliza o Sintufce em seu ofício.
Conheça o perfil dos vencedores
Silvério de Paiva Freitas Júnior
É professor do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), campus Crato. Já foi vice-coordenador do curso de Agronomia da UFC/UFCA, já ocupou o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento e atualmente é Pró-Reitor de Administração. Atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (gestão 2011-2013) e hoje é representante do Nordeste na Comissão Nacional de Administração do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento.
Possui graduação em Agronomia e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). É doutor em Genética e Melhoramento de Plantas e pós-doutor pelo Programa Nacional de Pós-Doutoramento do Brasil (PNPD/CNPq), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF.
Ledjane Lima Sobrinho
É professora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), campus Juazeiro do Norte. Já ocupou o cargo de coordenadora na Coordenadoria de Controle Acadêmico (CCA) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Depois assumiu a Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil, da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE). Em seguida, assumiu a Diretoria de Assistência Estudantil e logo depois passou a atuar como Pró-Reitora de Assuntos Estudantis. Atualmente, ocupa, no Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantil, a função de representante da Regional Nordeste. É bacharela em Química pela Universidade Federal de Sergipe, mestra em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Engenharia Metalúrgica e de Materiais também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Materiais Poliméricos, com ênfase em Polímeros Termorrígidos e Materiais Compósitos.
Sobre a UFCA
É a segunda vez que a UFCA passa por um processo eleitoral com votação de toda a comunidade acadêmica. O primeiro ocorreu no final de 2018. Criada em 2013, a Universidade teve seus primeiros reitores nomeados diretamente pela Presidência da República, o chamado mandato Pro tempore, que ocorre em instituições recém-criadas, ainda em processo de implantação. O mandato da Reitoria dura quatro anos, podendo ocorrer a recondução ao cargo por mais quatro anos, caso haja reeleição.
Com informação da https://ufca.edu.br