O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce – Gestão Lute) uniu-se a diversas entidades, frentes, partidos, lideranças e amigos para saudar o 7º dia de “encantamento” de uma das maiores lutadoras da nossa cidade: Rosa da Fonsêca. A homenagem aconteceu na terça-feira (07) e contou com uma Acolhida Agroecológica, com a realização do plantio de árvores, uma Celebração Ecumênica e um Ato Cultural em memória de Rosa.
Uma tarde para celebrar a vida e as lutas de um símbolo de liberdade e resistência. Entre encontros, sorrisos, abraços e histórias, centenas de pessoas se reuniram na Praça da Gentilândia, local de inúmeras atuações de Rosa da Fonsêca, para enaltecer sua trajetória. Uma homenagem digna de sua memória.
O encontro começou com o plantio de árvores no local, dentre elas um baobá, árvore de grande porte, que dá flores e frutos e carrega um forte simbolismo representando a luta e a religiosidade do povo brasileiro. “Este baobá será responsabilidade de todos nós, quando passarmos por aqui”, disse um amigo que ajudou a plantá-lo.
Em seguida a solenidade contou com o ato ecumênico. Padres, pastores, espíritas e umbandistas ratificaram o espírito de Rosa da Fonsêca que, em vida, demostrou amor ao próximo, defendeu a liberdade e a democracia. Em seguida sua exaltação foi com música, depoimentos, poesia e histórias.
Parceria de vida e de luta
Não dava para ver Rosa sem Maria Luiza nem Maria Luiza sem Rosa. Nascidas na mesma cidade (Quixadá), colegas da mesma escola, a vida e a luta uniram ainda mais a ex-prefeita de Fortaleza e a militante das causas sociais. “Rosa não pode ser traduzida porque seu legado é muito grande. Afirmamos com muita veemência que Rosa vive! Sua trajetória é brilhante, quer seja pelo ponto de vista social, político, intelectual, teórico ou prático. Ela é extraordinária e sua história não pode desaparecer. Sua presença está junto a cada um de nós. Além disso, conseguimos vivenciar uma experiência forte dizendo que nós, mulheres, somos mais do que tentam nos colocar. Eu digo isso como se ela estivesse ao meu lado e eu falasse no plural: Mais do que garantir as coisas de casa, queremos garantir as coisas do mundo”, ratifica Maria Luiza Fontenele.
Homenagem à altura de seu simbolismo
O jornalista Daniel Fonseca, sobrinho de Rosa, anunciou a criação de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), na Câmara Municipal de Fortaleza, que pretende rebatizar a Praça da Gentilândia como “Praça Rosa da Fonsêca”. A ação foi apresentada na última semana pela vereadora Adriana Gerônimo, do mandado coletivo Nossa Cara (Psol). “A Praça da Gentilândia se torna palco das intervenções sociais de Fortaleza que clamam por liberdade, cultura e transformação política. A praça sedia costumeiramente manifestações políticas, audiências públicas, blocos de carnaval, feiras agroecológicas, dentre outros eventos políticos e culturais”, ratifica o documento que já tramita pela Casa Legislativa e foi subscrito pelos vereadores Guilherme Sampaio (PT), Larissa Gaspar (PT) e por Gabriel Aguiar (Psol).
{gallery}Rosa homenagem:::0:0{/gallery}