SINTUFCE participa de reunião com administração Superior da UFC sobre implantação de teletrabalho

teletrabalho

(foto: Portal UFC) 

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce – Gestão Lute) participou, na última terça, 7, de uma reunião online, com representantes  da Administração Superior da Universidade Federal do Ceará (UFC) para discutir, a pedido do próprio Sindicato, a implementação do Programa de Gestão na modalidade teletrabalho na universidade.

A reunião foi conduzida pelo reitor Cândido Albuquerque e contou com a presença do vice-reitor, Prof. Glauco Lobo Filho; do pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Machado; da pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo; do coordenador de Cadastro e Pagamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, Alexandre Nogueira, além dos diretores José Raimundo Soares e Heveline Ribeiro, representando a coordenação Geral do Sintufce, que solicitou a participação e acompanhamento durante o procedimento de aplicação desta modalidade de trabalho na UFC.

Na ocasião, o Reitor Cândido Albuquerque se pronunciou sobre a importância da representação sindical neste momento e acrescentou que a UFC tem interesse na aplicação desta modalidade, mas que será criterioso quanto aos procedimentos. Informou ainda que a administração da Universidade já vem realizando estudos há algum tempo e que, em 2019, foi o articulador deste tema junto à PROGEP. Segundo ele, é extremamente importante a aproximação da UFC com sindicato no acompanhamento desse processo, a fim de estabelecer um diálogo aberto e franco diante dos impedimentos que possam surgir. Diante deste cenário, o diretor José Raimundo Soares sugeriu a realização de um grande seminário para apresentar à comunidade acadêmica todas as informações relacionadas à modalidade do teletrabalho. “É fundamental que tudo seja amplamente socializado com todos que serão impactados por esta medida, incluindo  servidores técnicos, docentes e estudantes”, frisou o diretor.  

Durante a reunião, a diretora Heveline Ribeiro apresentou ainda outras ações de articulação sobre o assunto junto à administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da  Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Segundo ela, o Sintufce já realizou uma conversa bastante esclarecedora com o prof.  Leandro Targino, pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFCA sobre o andamento da aplicação da modalidade do Teletrabalho. “Foram realizados seminários com a comunidade sobre o tema para construção coletiva do plano, e em breve acontecerá a fase de testes da modalidade naquela universidade. Por isso, esperamos que  aconteça o mesmo na UFC”, disse a diretora, que citou ainda o exemplo da Unilab, onde também está em fase de estudo sobre a modalidade. Segundo explicou Heveline Ribeiro, ao final da reunião, ficou definida a realização de novo encontro com a PROGEP e, posteriormente, um seminário para toda a categoria e demais interessados a fim de que sejam apresentados mais detalhes sobre a implementação da modalidade do teletrabalho na UFC.