A diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Universidades Federais no Ceará (Sintufce-Gestão Lute) participou, na última sexta-feira, 22, de mobilização, na sede da ADUFC-sindicato para construir a organização do ato unificado em defesa da educação, previsto para a semana de 22 a 26 de agosto, envolvendo as três universidades: UFC, UFCA e Unilab. O encontro contou ainda com a participação de representantes do IFCE, estudantes e representantes de movimentos sociais.
De acordo com Renato Gomes, coordenador Geral do Sintufce, esse ato pretende mobilizar a comunidade acadêmica e alertar, sobretudo, a sociedade como um todo sobre o cenário de sucateamento e ataques às universidades públicas de todo o país, com cortes federais, denúncias de corrupção e congelamento salarial dos servidores públicos federais. “Para isso, entendemos que precisamos estimular cada vez mais os nossos servidores a se mobilizarem para que possamos ampliar esse diálogo e fazer com que a sociedade em geral tenha a real dimensão dos problemas que a educação pública no país enfrenta nesse momento”, disse o diretor.
Gomes explicou que os atos devem envolver as universidades federais em Fortaleza e também no interior. Para definir os detalhes e a programação das atividades, foi criado um grupo no WhatsApp com representantes da comunidade acadêmica que irá construir coletivamente o ato em agosto. “O momento é de ampliar esse debate e, por isso, entendemos que devemos alcançar as pessoas pelo exemplo. Se a própria comunidade acadêmica não se mobilizar, como a sociedade vai entender o que estamos pensando e as causas pelas quais estamos lutando?”, alertou o diretor do Sintufce.