O coordenador Geral do Sintufce, Wagner Pires, participou, terça-feira, 25, da 2ª rodada de diálogos com representantes da Comissão Eleitoral instituída pelos técnico-administrativos em Educação (TAE) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Durante a reunião, foi discutida a participação dos TAEs nos conselhos deliberativos da Universidade, cujas eleições serão realizadas no dia 21 de agosto pelo sistema SIGeleição. Na ocasião, o diretor do Sintufce frisou a importância da presença dos servidores técnicos nos conselhos deliberativos da universidade. “É fundamental que se faça dessa representação nos conselhos um exercício de coletividade entre todos os TAEs”, observou.
Para o TAE Reinaldo Aguiar, representante da Comisssão Eleitoral da Unilab, a rodada de conversas possibilita a “troca de relatos e experiências de profissionais que estão atuando em Conselhos Superiores de outras instituições federais de ensino superior, desempenhando importante papel para a categoria e para a própria universidade. “O técnico-administrativo deve ocupar estes espaços que são garantidos pelas instituições, como forma de busca e defesa de direitos da categoria, e estar a par do que acontece em nossas instituições. Portanto, fica o convite à reflexão para cada técnico(a): se perdermos a chance de lutar e buscar nossos direitos, essas oportunidades passam e, consequentemente, esses direitos poderão ser diluídos e, talvez, até extintos”, alertou o servidor.
Processo eleitoral
Foi prorrogado até o dia 28/07 o período de inscrições para os TAEs participarem do processo eleitoral para representação no Conselho Universitário (Consuni), no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e no Conselho Administrativo (Conad) da Unilab – mandato 2023/2026. A votação eletrônica, online, ocorrerá no dia 21 de agosto, por meio do sistema SIGeleição. Clique Aqui para saber mais informações.