O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), em parceria com Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), realizou, na última terça-feira, 11, no auditório José Albano, um debate para apresentar e discutir as propostas dos candidatos a reitor(a) e vice-reitor(a) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento foi mediado pelo jornalista Alberto Perdigão e transmitido ao vivo pelo Youtube do Sintufce, com temas sugeridos e enviados pela própria categoria, como explicou a diretora do Sintufce, Cássia Araújo, na abertura do debate.
Das duas chapas que concorrem ao pleito, compareceu apenas a “UFC Viva e Democrática”, que tem como como candidato a reitor o Prof. Custódio Almeida, docente do Instituto de Cultura e Arte (ICA), e como candidata a vice-reitora a Prof.ª Diana Azevedo, atual vice-diretora do Centro de Tecnologia (CT). Não participaram do debate os representantes da da chapa “Unir para Avançar”, composta pela prof.ª Elizabeth Daher, pró-reitora de Extensão e candidata a reitora, e pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, candidato a vice-reitor.
Durante quase duas horas, os candidatos da chapa “UFC Viva e Democrática” apresentaram suas propostas e comentaram sobre os temas sorteados. De acordo com o professor Custódio, a chapa atuará em duas grandes frentes: política e operacional, e antecipou o que espera implementar na condução da Administração Superior da UFC. “É preciso que a Universidade discuta, de fato, democracia, suas normas, estatutos e regimentos. Está na hora do reitor da UFC não ter poder monocrático, poder esse que é dado pelo próprio estatuto e regimento da Universidade. Este poder precisa ser colocado, de fato, a serviço do coletivo da instituição, porque enquanto instituição pública que somos, temos clareza de que toda inteligência q a universidade precisa para resolver seus problemas está no coletivo e esse coletivo precisa cada vez mais representar a nossa universidade”, frisou o professor.
Temas sorteados durante o debate:
– Representatividade TAE em comissões e em cargos de gestão da Administração Superior;
– Assédio moral, impunidade e política de remoção dos servidores;
– Paridade na UFC;
– Alocação de vagas, dimensionamento de pessoal e gestão por competência;
– Critério de avaliação para Administração Superior;
– Restaurante Universitário para os TAEs com valores iguais aos dos discentes;
– Teletrabalho;
– Afastamento para cursos de mestrado e doutorado;
– Tratar técnicos do Complexo Hospitalar como RJU;
– Jornada de 30 horas.
No link a seguir, você pode ler a carta compromisso entregue pelos TAEs aos candidatos.
Carta Compromisso (TAEs UFC)
Confira o vídeo com o debate na íntegra no Youtube do Sintufce.
Fotos: Emanuel Lopes
{gallery}Debate reitoraveis 2023:::0:0{/gallery}