SINTUFCE se úne a professores e estudantes em ato pela recomposição do orçamento das universidades

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce) se uniu a estudantes e à ADUFC-Sindicato, durante Ato Unificado da Educação, na manhã desta segunda-feira, 12, que se concentrou no Centro de Humanidades da UFC e seguiu em direção ao Restaurante Universitário (RU). O objetivo foi exigir a imediata recomposição do orçamento das universidades e institutos federais e o pagamento de bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Após anunciar na terça-feira, 6, a falta de recursos para arcar com as despesas de dezembro, a CAPES, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), informou no último dia 8 que conseguiu o desbloqueio de R$ 210 milhões do seu orçamento. O órgão garantiu que o valor será destinado ao pagamento de todas as bolsas da fundação, incluindo as de pós-graduação e de incentivo à docência. As respostas vieram após a manifestação do ministro Dias Toffoli (STF), que deu um prazo de 72 horas para o governo federal explicar por que reteve os pagamentos dos bolsistas.

De acordo com a diretora Ana Maria Dias, presente no ato desta manhã, o Sintufce segue “unido com os professores e estudantes para unir forças no combate a ataques como esses e contra os efeitos malignos do desgoverno Bolsonaro, que desde que assumiu só trouxe prejuízo para as universidades.” “devemos insistir na luta, mostrando pra esse governo que educação não pode ser tratada como mercadoria. Estamos aqui mais uma vez juntos com a comunidade acadêmica para fortalecer essa luta permanente e cada vez mais vigilantes, pois a educação, os técnicos, professores e estudantes merecem respeito,” frisou a coordenadora.

WhatsApp Image 2022 12 12 at 14.38.49