Estamos no segundo semestre de 2023. O governo eleito, para derrotar a extrema direita, resistiu a uma tentativa de golpe e tem sofrido pressões para manter a política neoliberal que castiga as trabalhadoras e trabalhadores. Agora, é o momento de fazermos pressão. Temos visto um Banco Central que, a despeito da conjuntura, trabalha para os grandes especuladores, mantendo uma das maiores taxas de juros do mundo.
Por outro lado, a equipe econômica apresentou, em substituição ao malfadado teto de gastos de Temer, um projeto de Arcabouço Fiscal. Ao contrário do mal desenhado teto de gastos, que era uma camisa de força impedindo a atuação do Estado brasileiro em favor dos mais pobres, o Arcabouço Fiscal age como um torniquete, impedindo o necessário fluxo de investimentos para saúde e educação. Trabalhadoras e trabalhadores não podem aceitar que, tendo largado o tacape, a burguesia agora use uma manopla para golpear aquelas e aqueles que trabalham.
No serviço público, é inexplicável que uma série de normativos prejudiciais aos trabalhadores e ao movimento sindical, ainda que não tenha sido revogados, quando sabemos que basta a edição de novas normas por parte do governo federal para que isso aconteça. O que pedimos, nas mesas de negociação, é que sejamos atendidos. Para além disso, é urgente que tenhamos uma verdadeira reposição salarial. Cada TAE sabe como foram tenebrosos os governos Temer e Bolsonaro, e queremos que Lula possa sensibilizar-se com a situação das servidoras e servidores das universidades e conceder a reposição salarial e a tão esperada valorização da nossa carreira!
Demonstramos nossa força e unidade em torno da reformulação do PCCTAE, ao fazer desta proposta, a mais votada do setor da Educação no Orçamento Participativo. Podemos fazer mais! Por isso, o SINTUFCE chama a todas e todos para que, no dia 10, possamos nos mobilizar e fazer um grande dia de lutas. Mobilizar nossas redes sociais, nossas universidades e mostrar a força dessa categoria em luta!
10/08 DIA DE LUTAS PELA RECOMPOSIÇÃO SALARIAL
PELA REFORMULAÇÃO DO PCCTAE E PELA VALORIZAÇÃO DA CATEGORIA!
REVOGAÇÃO JÁ DE TODAS AS NORMAS, PORTARIAS E DECRETOS QUE PREJUDICAM TRABALHADORAS E TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO!
IMPLEMENTAÇÃO DO PGD EM CONDIÇÕES JUSTAS PARA SERVIDORAS E SERVIDORES DA UFC, UFCA E UNILAB!
POR PARIDADE JÁ!
Diretoria Colegiada do Sintufce
O Sindicato de Todas as Caras, de Todas as Cores e de Todas as Lutas