O SINTUFCE é o SINDICATO de todos os trabalhadores e trabalhadoras das universidades federais no Ceará, do Cariri à Fortaleza, dos sertões ao litoral, das serras à região Jaguaruana! Companheiros da UFC e da UNILAB, a Diretoria Colegiada do SINTUFCE vem, por meio desta, fazer a defesa do inalienável direito de organização sindical dos servidores público, garantido pela Constituição Federal!
Neste momento, os servidores sindicalizados da UFCA estão sofrendo uma tentativa de ter esse direito negado! Camaradas que estão na luta conosco desde 2013 e muitos deles, bem antes, desde os tempos que a UFCA era o Campus Cariri da UFC!
Valorosas companheiras, valorosos companheiros, que estiveram conosco, em assembleias, nas plenárias e congressos da FASUBRA e, principalmente, nas ruas em defesa das UNIVERSIDADES FEDERAIS e da EDUCACÂO PÚBLICA! Não podemos mais ficar calados. Direito não se discute. A Comissão Eleitoral do SINTUFCE quer impedir os servidores da UFCA de exercerem seu DIREITO a terem representação sindical.
O Evangelho afirma que a Letra mata, mas o Espírito vivifica. A interpretação isolada de um único artigo do Estatuto está matando a democracia do SINTUFCE. Cabe a nós salvá-la! Todo o Estatuto mostra de forma inequívoca que a UFCA faz parte da base do SINTUFCE e não se pode afirmar que o artigo que diz que poderão ser filiados ao SINTUFCE os servidores da UFC e da UNILAB, exclui a UFCA ou quaisquer outros servidores de futuras universidades que vierem a ser criadas da filiação ao Nosso sindicato.
Afinal, a atuação do SINTUFCE é em todo o Ceará, afinal somos o SINDICATO DOS TRABALHADORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO ESTADO DO CEARÁ. Caso sigam com essas interpretações fechadas, podem dizer que as mulheres não podem ser sindicalizadas porque o estatuto só usa o termo trabalhadores e servidores no masculino. Alguns podem dizer que isso seria absurdo. E é. Tanto quanto a exclusão dos filiados e filiadas da UFCA!
Estamos às portas da Campanha por reajuste, o governo federal é ocupado por um grupo que é abertamente inimigo do serviço público! A UFC está sob o comando de um interventor! E a Comissão Eleitoral quer impedir o voto democrático da base da UFCA!
O Estatuto é um documento que chama a unidade da classe trabalhadora. Sabemos que tem gente que não trabalha por isso, mas esta diretoria e a tradição de LUTA do SINTUFCE estão empenhados na unidade, que deve começar nas nossas bases, UFC, UFCA e UNILAB, para daí envolver a todas e todos os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público e da iniciativa privada!
Diga não à exclusão da UFCA à base do SINTUFCE!
Lutemos por nossos direitos! A Diretoria Colegiada vai até o fim em defesa da sua base na UFC, UFCA e UNILAB! Unidade nas lutas entre todas e todos os trabalhadores e trabalhadoras!
Diretoria Colegiada do SINTUFCE
Gestão Lute