UFC: NÓS DIZEMOS NÃO À INTERVENÇÃO!

“Leis injustas existem: devemos contentar-nos em obedecer-lhes até triunfarmos
ou transgredi-las desde logo?”
Henry Thoreau

Há um interventor na UFC. Pouco importa o que diz a lei. Leis injustas não merecem nosso apreço. Há um interventor na UFC e desde já nos colocamos em lados diametralmente opostos. Há um interventor na UFC e todos os técnicos, professores e estudantes já lhe devem devotar o desprezo reservado àqueles que se sujeitam a receber as migalhas desse governo que em todos os seus atos (e este é mais um) demonstra seu desprezo e seu ódio pela universidade.

A UFC é fruto de muitas lutas do povo cearense. Em todos os seus anos ela esteve, graças a combatividade de seus estudantes e servidores técnicos e docentes, na linha de frente por mais democracia, por mais direitos, enfim, por uma sociedade mais justa e menos desigual. Hoje, vemos todo esse legado ser desrespeitado, tripudiado até, quando um presidente calca aos pés a autonomia universitária e indica para a reitoria um nome, unicamente baseado em seus gostos pessoais, em sua ideologia nociva aos brasileiros, uma vez que esta só trata de destruir os direitos dos trabalhadores e colocar o país de joelhos diante do grande capital rentista internacional.

Infelizmente, falta grandeza ao interventor para recusar tal nomeação. Pelo contrário, este empenhou-se por ela, sob sabe-se lá que condições, mostrando, assim, não ter estatura para ocupar o cargo ao qual ambiciona, ao aceitar a nomeação, mesmo tendo sido o menos votado na consulta realizada junto à comunidade universitária, com uma votação pífia, inclusive.

O SINTUFCE chama a todos os que constroem a UFC a se colocar de pé e não aceitar essa intervenção de Bolsonaro. Enfrentamos a ditadura militar, lutamos para restaurar a democracia, construímos nosso sindicato, quando era proibido ao servidor se organizar e realizar atividade sindical. Não é um governo autoritário, com um ministro da educação que lança ódio por todos os lados e seu ilegítimo interventor, que calarão a UFC.

Repudiamos que, em pleno século XXI, a vontade da comunidade universitária seja violentada dessa forma e afirmamos, desde já, que não compactuaremos com os fanfarrões que hoje se arvoram como donos do país e não aceitaremos interventor, que já mostrou ao que veio, ao insistir em manter seu nome, mesmo diante da repulsa da maioria da Universidade.

INTERVENTOR NÃO! POR UMA UFC PÚBLICA, GRATUITA, DE QUALIDADE, DEMOCRÁTICA E FUNDAMENTALMENTE LIVRE!

CONTRA O FUTURE-SE! EM DEFESA DA AUTONOMIA DA UNIVERSIDADE!

Diretoria Colegiada do SINTUFCE