Os servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participaram nesta segunda-feira, 26, de uma assembleia híbrida, que contou com a expressiva participação de 70 servidores, tanto presencialmente quanto online. O encontro teve como principal objetivo discutir temas de relevância para a categoria, incluindo a nova regra de progressão por mérito, além de tratar de questões específicas locais, como a segurança no campus.

A assembleia foi marcada pela presença de um representante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), que esclareceu os detalhes sobre a recente exigência do MEC para que os servidores solicitem formalmente a progressão por mérito. Essa mudança nas regras, que impacta diretamente a carreira dos servidores, foi um dos pontos mais debatidos no encontro, gerando preocupações e a necessidade de orientações claras sobre o novo procedimento.
Outro destaque da reunião foi a eleição dos representantes para a comissão organizadora do 9º Congresso das Servidoras e Servidores das Universidades Federais no Estado do Ceará. Gedeão Correia, membro da direção colegiada do SINTUFCE, foi escolhido por unanimidade como delegado para integrar essa importante comissão.
Além das pautas previamente estabelecidas, os participantes incluíram, no início da assembleia, dois temas locais: a segurança no campus e os procedimentos relativos à progressão por mérito. A questão da segurança foi amplamente discutida, considerando os recentes incidentes e a necessidade de medidas urgentes para garantir a integridade de todos que frequentam a UFCA. Foi deliberada a criação de uma comissão específica para planejar um ato em defesa da segurança no campus, que deverá contar com o apoio de diversas entidades, incluindo a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), bem como de instituições públicas e privadas situadas nas imediações da universidade.
SINTUFCE se une ao protesto por mais segurança no Campus da UFCE em Juazeiro do Norte
Wagner Pires, coordenador geral do SINTUFCE, destacou a importância da mobilização contínua em prol da segurança no campus. Ele ressaltou que o ato a ser organizado deverá abordar não apenas a segurança pública, mas também a melhoria na infraestrutura do entorno da UFCA, incluindo iluminação, sinalização de vias e a possível instalação de um radar semafórico ou de uma rotatória em um cruzamento perigoso próximo ao campus.
O evento foi considerado um sucesso, com os servidores demonstrando engajamento nas discussões e nas deliberações. O SINTUFCE reafirma seu compromisso em continuar lutando pelos direitos dos servidores técnico-administrativos e em promover ações que garantam um ambiente de trabalho seguro e adequado para todos.
* imagem principal: arquivo SINTUFCE