Dia da servidora e do servidor público: dia de celebração e de lutas!

O ano de 2023 não está sendo fácil para aquelas e aqueles que constroem o serviço público. Aguardamos do governo federal uma série de medidas que nos permitiriam sair da incômoda situação que o bolsonarismo nos deixou. Mais ainda: aguardamos o desmonte da máquina de silenciamento autoritária do governo anterior, bem como o retorno das políticas de valorização das servidoras e servidores públicos. Não derrotamos o bolsonarismo para continuarmos como se nada tivesse sido feito por todas e todos nós!
Por isso, o próximo dia 28/10 não pode ser um dia apenas de celebração! Celebramos sim, porque o fato de estarmos construindo nossa carreira nas universidades é sempre digno de celebração, mas esse dia também deve ser um dia de preparação das lutas mais do que necessárias por nossa carreira e por melhores condições de vida e de trabalho.
Fora das ilusões, sabemos que precisamos pressionar pela reformulação do PCCTAE, cuja proposta construída é debatida nos fóruns da base.Uma proposta que, para nós do SITUFCE, foi extremamente importante pois boa parte do que a FASUBRA apresentou, foi elaborado pelo nosso GT de carreira. Essa proposta, inclusive, já está nas mãos do governo federal e devemos pressionar para que seja implementada, tal como foi formulada na Plenária da FASUBRA dos dias 30 de setembro e 1 de outubro últimos.
Para além da reformulação da carreira, precisamos levantar nossas bandeiras de luta e fortalecer a Campanha Salarial. Diante de tantas perdas, é importante que tenhamos não somente um reajuste, mas a reposição daquilo que a inflação e o governo de extrema direita corroeram dos nossos salários! A proposta do FONASAFE, de reposição salarial de 53,05%!
E o dia 28/10 é também dia de falar às aposentadas e aposentados! De lhes dizer que continuamos juntos, na luta para que estes possam manter seu padrão de vida. O governo Federal não pode deixar à própria sorte quem tanto lutou e contribuiu para que nossas universidades chegassem onde estão hoje. A proposta de carreira continua lutando para manter ativos e inativos amparados de forma digna, por serem profissionais de educação!
No Complexo Hospitalar, a luta contra a EBSERH não para. E esta luta é uma luta para garantir os direitos de nossas servidoras e servidores dos Hospitais Universitários enquanto servidores TAEs, servidores da Universidade, profissionais da Educação e que devem ser tratados como tal. Chega de ambiguidades!
Esta é uma luta onde estamos junto a cada servidora e servidor, afinal, temos diretoras atuando tanto na MEAC, quanto no HU. Seguiremos na luta por todas as servidoras e servidores do complexo.
Dessa forma, cabe aqui o chamado para que em todo o Ceará, técnicas e técnicos administrativos em Educação possam fortalecer o nosso SINTUFCE, ferramenta das lutas de todas e todos! As tarefas para o restante de 2023 e para o ano de 2024 estão postas! E cada uma e cada um tem que vir conosco fazer parte dessa luta!

Celebrar e lutar, este é o lema! Parabéns a todos e todas que trabalham construindo o serviço público! Vamos em frente!

 

SINTUFCE, o sindicato de todas as caras, de todas as cores e de todas as lutas!