Fundo de greve aceita doações. Contas foram aprovadas pela categoria

Pessoas que não são sindicalizadas podem fazer doações ao fundo de greve dos técnicos administrativos em educação (TAE) da Unilab, da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC)

A ideia foi apresentada pelo servidor Alan na última assembleia geral da categoria, realizada no pátio da reitoria UFC na última segunda-feira (08), quando os presentes, em ampla maioria, aprovaram as contas do fundo de greve.  Na ocasião, representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) apresentaram o detalhamento das despesas que utilizaram o fundo de greve até agora. 

“Muito importante que essa proposta tenha partido de um servidor que está participando do Comando Local  de Greve de forma bem atuante. Mostra, primeiro, que a categoria entendeu a importância de financiar as atividade de greve sem onerar o sindicato e, o mais importante, que o comando de greve é quem decide os rumos da greve”, avalia o coordenador geral do SINTUFCE, Wagner Pires. “Cada fala, proposta e sugestão dos servidores da UFC, da UFCA e da UNILAB em seus respectivos comandos é muito importante. Temos ouvido falas potentes e muito antenadas com a situação de servidoras e servidores, que nesta greve tem assumido o compromisso com as lutas”.

O que é o fundo de greve? 

O fundo de greve é um recurso financeiro que tem por objetivo custear todas as atividades de mobilização, paralisação e greve da categoria. O valor da contribuição é de 1% sobre o vencimento básico, além da contribuição já feita pelo trabalhador. É com este dinheiro que o Sindicato viabiliza ações determinadas pelo Comando Local de Greve, como caravanas, piquetes, materiais impressos, intervenções físicas e demais atividades relacionadas à greve.

É importante lembrar que nos períodos de greve, as despesas ultrapassam a arrecadação. Assim, as contribuições mensais custeiam o dia a dia do Sindicato, enquanto o Fundo de Greve permite que o Sindicato possa ir além nas lutas por melhores condições de trabalho das trabalhadoras e dos trabalhadores. 

Determinada nas assembleias da categoria, a utilização do Fundo de Greve ocorre em situações como:

  • Greve total ou parcial da categoria dos técnico-administrativos em educação;
  • Greve por pauta de reivindicações interna, nacional, específica ou geral;
  • Declaração de estado de greve e/ou de mobilização com vistas à deflagração de greve.

Como doar

O fundo de greve pode receber doações através do PIX, em conta específica do SINTUFCE para essa finalidade. As chaves PIX são: 

 

  • O email: [email protected]
  • A chave aleatória: c7387dcb-e9cb-4b90-9cf4-1bef95d70b12
  • O QR Code em anexo

 

SINTUFCE