Reajuste do APH: SINTUFCE obtém mais uma vitória no âmbito administrativo

 

A Lei nº 13.327 de 29 de julho de 2016 determinou reajustes nos valores do APH – Adicional por Plantão Hospitalar a partir de 1º de agosto de 2016. Entretanto, a Universidade Federal do Ceará (UFC) não aplicou tais reajustes alegando desconhecimento da Lei. Quando o Sintufce tomou conhecimento da situação solicitou reuniões com Reitor, Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e Superintendência do Complexo Hospitalar, onde se iniciou um intenso processo de negociação para que a Lei fosse aplicada com a máxima urgência, tendo em vista que os filiados estavam tendo um enorme prejuízo financeiro por não estarem recebendo receber os valores reajustados.

Dentre as várias reuniões em que o Sintufce se fez presente sempre houve o entendimento de que os valores seriam reajustados e que a Unidade Gestora iria realizar os procedimentos administrativos necessários para implementação em folha de pagamento. Na última sexta-feira dia 13 de outubro, tendo em vista o fechamento da folha de pagamento do mês de outubro, o Sintufce se dirigiu à Progep para obter a confirmação do lançamento do reajuste do APH na folha de pagamento de outubro/2017.

Quanto ao retroativo, tivemos a confirmação de que na folha de pagamento de novembro/2017 será lançado o retroativo de janeiro/2017 a agosto/2017, sendo que o retroativo de agosto/2016 a dezembro/2016 existe a real possibilidade de ser lançado ainda em 2017, mesmo se tratando de exercício anterior. 

Com isso, o Sintufce reitera o seu compromisso de DEFENDER E LUTAR pelos direitos dos seus filiados e acrescenta que, mesmo em alguns momentos em que os servidores se mostraram desacreditados de que tal reivindicação fosse atendida pela gestão e cobraram do Sindicato mais de uma vez que judicializasse a questão o quanto antes, o Sintufce foi firme ao pedir aos Servidores que aguardassem e confiassem no seu Sindicato, pois agimos com muita cautela e responsabilidade, buscando o caminho mais rápido para resolver as demandas, já que a judicialização implicaria em um tempo de espera maior, pois além dos recursos que certamente seriam apresentados pela UFC, ainda contaríamos com a morosidade do nosso Judiciário.

Por isso mesmo, temos muito o que comemorar! Em apenas seis meses de Gestão LUTE esta é a segunda grande vitória para os Servidores do Complexo Hospitalar. Lembrando, que conquistamos através de várias negociações que a Acumulação de Cargos aceitasse as Portarias de 30 horas e considerasse para o cálculo de jornada as horas efetivamente trabalhadas e não as contratadas, o que evitou que mais de 600 Servidores do Complexo Hospitalar tivessem que reduzir sua carga horária com redução de vencimentos e ingressassem com ações judiciais para pleitear o direito retirado.

Este é o posicionamento da Gestão LUTE: Buscar resolver as demandas dos filiados pela via administrativa por meio da conciliação das partes, pois é o caminho mais rápido e efetivo, sendo judicializadas as demandas em que a via administrativa se tornar inviável.

Clique aqui e confira a lista fornecida pela Progep com o nome dos servidores que trabalharam com APH no período de agosto de 2016 a setembro de 2017 e que fazem jus ao reajuste/ retroativo (valores foram suprimidos da lista por questões éticas) – lista com valores disponível somente no sindicato.

Clique aqui para saber os valores reajustados pela lei nº 13.327 de 29 de julho de 2016.

Salientamos que a GESTÃO LUTE ESTÁ ATENTA E SERÁ INCANSÁVEL NA LUTA PELA MANUTENÇÃO E CONQUISTA DOS DIREITOS DOS SERVIDORES. LUTE SEMPRE!!! DESISITIR, JAMAIS!!!

Diretoria Colegiada do Sintufce